MIÉ 7 DE DICIEMBRE DE 2022 - 07:15hs.
Lei já aprovada na Alesc

Santa Catarina desiste de relançar loteria estadual após pressão de lobistas

Planejada para 2022, a retomada da loteria estadual de Santa Catarina está suspensa. Desde o ano passado, a atual gestão da Secretaria da Fazenda prevê o projeto para que ele possa financiar o programa SC Moradia, que constrói casas em municípios com baixo IDH no Estado. No entanto, o governo decidiu recuar da proposta depois de sofrer a pressão de lobistas.

Conforme apurado pelo colunista Ânderson Silva do jornal local NSC, empresas de diversos locais teriam procurado a secretaria da Fazenda para pressionar.

O programa "Bom Dia Santa Catarina" apresentou uma reportagem afirmando que empresas de diversos locais teriam procurado a Secretaria da Fazenda para pressionar. Assista ao vídeo aqui.

Houve, inclusive, procura por parte de empresas dos Estados Unidos, assim como de operadores de sites de apostas. Diante deste cenário, a decisão foi pelo recuo.No começo de 2022, o governador Carlos Moisés sancionou a lei que institui o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (Fundo Social) e que prevê, como fonte de financiamento, a recriação da Loteria Estadual.

O governo teve 60 dias para regulamentar a proposta e lançaria a licitação para as empresas interessadas, o que não ocorreu.

Fonte: NSC