DOM 19 DE MAYO DE 2024 - 06:13hs.
Cuidados com o jogador

Campanha da Cibelae destaca importância de as loterias implementarem programas de Jogo Responsável

Durante a Semana do Jogo Responsável, a Corporación Iberoamericana de Loterías y Apuestas del Estado (Cibelae) acompanha as Loterias para que todos #JoguemResponsavelmente. Para isso, de 14 a 18 de fevereiro, (hoje, 17, se comemora o dia Internacional do Jogo Responsável) está compartilhando alguns trechos do Guia para o Desenvolvimento de um Programa de Jogo Responsável, documento exclusivo para seus associados, para que os lotéricos adquiram ou continuem desenvolvendo seu próprio plano sobre o assunto.

A campanha de conscientização está sendo divulgada nas redes sociais da Cibelae e de alguns de seus associados.

17 de fevereiro é o Dia Internacional do Jogo Responsável. A data, proposta em 2008 pela European Gaming and Betting Association, é uma oportunidade para dar visibilidade ao jogo responsável em oposição ao jogo compulsivo, destacando a importância de jogar jogos de azar de forma consciente, divertida, controlada e como forma de distração.

O que é Jogo Responsável?

São medidas, práticas e ferramentas corporativas das operadoras de jogos que buscam reduzir ou eliminar os riscos de potenciais impactos negativos da exploração do jogo sobre os jogadores e a sociedade em geral.

Por que é importante que as Loterias implementem essas medidas?

O jogo é uma atividade de entretenimento generalizada. Mas o jogo pode tornar-se, para algumas pessoas, uma atividade que lhes traz problemas na vida pessoal – financeira e social – quando associado a comportamentos abusivos de jogo. O jogo patológico é caracterizado pela Organização Mundial da Saúde como uma doença mental e comportamental, mais especificamente, como um transtorno viciante sem substância.

Que medidas de Jogo Responsável podem implementar os operadores de jogos?

Eles são vários e vão desde a pesquisa e treinamento de funcionários e varejistas, passando pelo design de jogos e canais, marketing e publicidade, até informações do jogador – transparência sobre recursos do jogo, riscos de jogos de azar, recomendações de JR e como obter ajuda em uma situação de risco.

Que cuidados especiais merecem os jogos online e outros canais remotos?

As loterias devem implementar controles sobre a identidade dos jogadores, por exemplo, se tiverem idade mínima para jogar e se residirem na jurisdição; e dispositivos de segurança para proteção e autoproteção dos jogadores, uma vez que os jogos são extremamente acessíveis e permanentemente disponíveis para venda. É importante que os jogadores tenham acesso a todas as informações sobre as características dos jogos, as recomendações do Jogo Responsável, os riscos do jogo, os sintomas do jogo problemático ou patológico e como obter ajuda em situações de risco.

Que cuidados especiais as Loterias devem ter em sua publicidade e marketing?

Tanto na publicidade como nas suas ações de marketing, os operadores não devem incentivar hábitos de jogo excessivos, apresentando incentivos desarrazoados para jogar ou probabilidades de ganhar diferentes das reais. Também não devem visar públicos vulneráveis ​​(em termos de idade, status social ou hábitos de jogo) ou explorar as preocupações financeiras das pessoas ou apresentar o jogo como uma alternativa ao trabalho. Da mesma forma, não devem apoiar ou oferecer soluções de crédito para jogar ou apresentar o jogo como solução para problemas pessoais. As ações de marketing não devem ser discriminatórias (por motivos de raça, religião, idade ou sexo) ou apelar à violência, exploração sexual ou adoção de conduta ilegal.

Fonte: Cibelae