LUN 29 DE ABRIL DE 2024 - 06:55hs.
Camelot processou o UKGC

Loteria Nacional do Reino Unido pode ser suspensa por batalha de licenciamento

O Supremo Tribunal de Londres decidirá em uma decisão prevista para esta semana se a Loteria Nacional do Reino Unido será suspensa no futuro se uma batalha legal sobre o licenciamento permanecer sem solução. Em março, a UK Gambling Commission (UKGC) concedeu o contrato à Allwyn Entertainment, subsidiária da gigante da loteria tcheca Sazkia, após um longo processo de licitação. A Camelot processou o UKGC, chamando o prêmio a um dos mais lucrativos gigantes do do setor público do país para Allwyn 'muito errado'.

O processo que deu o novo contrato à Allwyn Entertainment foi às custas da Camelot, que opera a loteria desde sua criação em 1994. De acordo com analistas, o novo contrato é estimado em £ 80 bilhões na próxima década.

Caso a batalha legal se prolongue, há preocupações de que os jogadores que ganharem jackpots sob a Camelot não possam reivindicar seus prêmios.

A Allwyn deve assumir as rédeas da loteria a partir de 2024. O UKGC quer transferir a licença o mais rápido possível para garantir que seu candidato preferido tenha tempo para aprovar uma transição bem-sucedida.

Mas, uma vez transferido, as coisas podem ficar complicadas se o desafio legal da Camelot for além de 2024. Especialistas jurídicos disseram que o caso pode levar anos para ser resolvido.

A Camelot quer colocar a troca de licença em espera, aguardando a resolução do processo. Alega que centenas de milhões em fundos destinados a boas causas estão sendo prejudicados por uma suspensão futura teórica.

Estamos confiantes de que realizamos uma competição justa e robusta. Um atraso na implementação da [próxima] licença representa um risco significativo que pode diminuir os fundos destinados a essas causas”, disse o UKGC no mês passado.

A Camelot alega que o UKGC mudou as regras durante as etapas finais de seu processo de seleção.

O vencedor foi escolhido com base em um processo de “scorecard”, onde cada licitante foi pontuado em todos os aspectos de sua proposta para garantir a imparcialidade e, ironicamente, desviar de ações judiciais.

O regulador avaliou a oferta da Allwyn com 87,2% e a de Camelot com 85,7%. Mas um desconto de “fator de risco” de até 15% deveria ser aplicado às projeções financeiras feitas por cada licitante. Exceto que não era, de acordo com o processo.

O autor argumenta que a pontuação de Allwyn deveria ter sido ajustada para o risco porque sua oferta projetou significativamente mais dinheiro para boas causas.

A empresa tcheca prometeu doar £ 38 bilhões de receita para boas causas em dez anos. A Camelot levantou £ 45 bilhões em 28 anos.

Fonte: Casino.org