JUE 28 DE MARZO DE 2024 - 19:15hs.
A pedido do Senador Álvaro Dias

Tribunal de Contas da União vai apurar repasse de loterias para entidades esportivas

Ana Arraes, presidente do Tribunal de Contas da União, comunicou à Mesa Diretora do Senado a abertura de processo de auditoria para apurar a transferência de recursos federais de loterias da Caixa para entidades esportivas. O TCU foi provocado a se posicionar sobre o tema pelo senador Álvaro Dias (Podemos-PR).

No pedido de auditoria enviado ao Tribunal de Contas, o senador mencionou que, entre 2015 e 2021, entidades como o Comitê Brasileiro de Clubes receberam cerca de R$ 444 milhões em repasses de loterias. Álvaro Dias acrescentou que, por meio da Lei de Acesso à Informação, não obteve resposta suficiente sobre o destino desses recursos.

O senador também pediu ao TCU que apure repasses das loterias para o Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro, Confederação Brasileira do Desporto Escolar e Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

O despacho da ministra é desta terça-feira, 3, mas a decisão da Corte foi tomada em sessão reservada no último dia 20. Ana Arraes diz que fará a devida comunicação ao Senado assim que os trabalhos de fiscalização forem concluídos.

Fonte: O Antagonista