VIE 29 DE MARZO DE 2024 - 08:15hs.
Pensando na governança corporativa

Intralot do Brasil lança programa de compliance baseado em ética, integridade e transparência

A Intralot do Brasil, operadora da Loteria Mineira, está comprometida em atuar com ética, integridade e transparência em todas as suas ações. O objetivo é aprimorar os sistemas e processos, de modo a contribuir para a melhoria das práticas gerais de Conformidade e Governança. Para tanto, ela desenvolveu seu programa de compliance que é apresentado abaixo.

A Intralot desenvolveu o seu Programa de Compliance como um conjunto de mecanismos destinados a prevenir, detectar e remediar desvios de conduta e atos lesivos praticados contra a empresa, incluindo aqueles relacionados à fraude e à corrupção, ao assédio sexual e moral, ao conflito de interesses e demais não conformidades que possam atingir os objetivos estratégicos da empresa.

O Programa foi construído com base nos princípios e diretrizes estabelecidos no seu Código de Conduta Ética, com o propósito de fomentar e manter uma cultura de integridade na Intralot.

Essenciais para as boas práticas de governança corporativa, as iniciativas de Compliance constituem a base que garante ética, integridade e transparência em todos os negócios da Intralot. O Programa de Compliance é a materialização da inteligência de prevenção, detecção e resposta a atitudes não conforme.

Definições:

Prevenção: Visa identificar, avaliar e mitigar o risco de conformidade, incluindo aqueles relacionados à fraude e a corrupção, à assédio moral e sexual, a infrações éticas e legais, ao conflito de interesses e demais não conformidades que infringem o pretexto ético da Intralot.

Detecção: Contempla mecanismos capazes de, tempestivamente, identificar e interromper eventual desvio ético de conduta que porventura não tenha sido evitado pelas ações de prevenção, possibilitando a responsabilização dos envolvidos.

Remediação: Estabelece a responsabilização e a penalidade aplicável a cada caso de desvio de conduta comprovado, bem como possibilitar o aperfeiçoamento das fragilidades que originaram o respectivo desvio e a recuperação de eventuais prejuízos.

A premissa do Programa de Compliance é manter a organização em total alinhamento com as melhores práticas de Governança e, ao mesmo tempo, usar sua liderança de mercado para promover o comportamento ético, justo e igualitário, dentro e fora da empresa.

A Intralot Brasil chegou ao país em 2008 com a missão de operar loterias licenciadas e dois anos depois, em março de 2010, assinou contrato com a Loteria do Estado de Minas Gerais e, meses depois, lançou seu primeiro produto o Keno Minas, produto que até hoje é o de maior sucesso da empresa no Brasil.

A operação da Intralot Brasil se destaca como importante força motriz na economia do estado, responsável por aproximadamente 4 mil empregos gerados por meio da operação em seus pontos de vendas, presentes em 433 municípios. No último ano, mais de R$ 18 milhões foram distribuídos em comissão para os revendedores.

Fonte: GMB