JUE 25 DE JULIO DE 2024 - 10:26hs.
Amilton Noble, diretor Executivo da Hebara

“Loteria Municipal de São Paulo abre nova era para o mercado a partir da maior cidade do Brasil”

A Hebara foi uma das cinco empresas habilitadas pelo governo paulistano para apresentar estudos sobre a implantação da Loteria Municipal de São Paulo. O GMB convidou Amilton Noble, diretor da empresa, para analisar a vitória e o impacto de um novo player nesse mercado. “Com certeza a capital paulista ditará as regras para outras cidades brasileiras”, disse, completando que “será um divisor de águas no setor”.

Recentemente o poder público municipal de São Paulo, o município mais importante do Brasil e um dos maiores do mundo, publicou a relação de empresas habilitadas para a realização dos estudos do PMI - Procedimento de Manifestação de Interesse para o lançamento de sua Loteria Municipal.

Com muita honra a Hebara Distribuidora de Produtos Lotéricos foi uma das cinco empresas autorizadas.

Não poderia ser diferente, pois a Hebara possui mais de três décadas de expertise em operações lotéricas em território nacional e já contribuímos participando dos PMI’s de vários estados até agora.

Assim que foi publicado o Edital solicitamos o credenciamento e fomos habilitados por termos comprovado experiência na realização desse tipo de estudo.

Será um divisor de águas no mercado brasileiro, pois São Paulo será o primeiro estado onde as três esferas do poder (União, Estado e Município de São Paulo) estarão em breve operando as loterias em regime de concorrência máxima entre si, tal qual preconizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento das ADPF’s 492 e 493, em especial nos votos dos Ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

É certo que a controvérsia sobre a legalidade das loterias municipais será explicitada, mas, como tenho dito, enquanto alguns discutem outros fazem...

Passei anos na Hebara ouvindo que “Loteria era monopólio da União” e que o trabalho que realizamos durante tantos anos operando os produtos da Loterj "era ilegal".

Compramos a briga e chegamos, em setembro de 2020, à decisão histórica do STF de reconhecer o direito dos demais entes federados de explorarem suas loterias. Essa "briga" permitiu que quase todos os estados se movimentassem para explorar suas loterias. 

Agora os municípios "acordaram" para uma possibilidade real de gerar novos recursos para seus cofres públicos. Viram que poderão deixar a posição de coadjuvante para assumirem o papel de ator principal no cenário lotérico nacional.

Deixarão de vir a cabresto da União e dos estados, que nunca destinam um centavo diretamente aos municípios sobre a arrecadação dos produtos lotéricos explorados em seus territórios.

E São Paulo, tal qual uma locomotiva, puxará um comboio de municípios menores.

Será a referência nacional para outros 5.500 municípios brasileiros que terão a oportunidade de gerar recursos através de uma operação lotérica própria.

Por isso a importância desse PMI. E por isso nosso orgulho cresce em termos a chance de apresentar ao Município de São Paulo a oportunidade de adotar o melhor caminho na operação de sua Loteria.

A responsabilidade é gigante, pois um modelo bem-feito virará referência nacional. Assim como há um grande risco da escolha de um modelo equivocado que, se copiado, poderá ser a ruína das operações lotéricas Brasil afora.

A equipe da Hebara já trabalha nas análises para apresentar ao Município de São Paulo um modelo que contemple a sua pujança.

É óbvio que um município, mesmo que São Paulo, o maior do país, não pode cometer o erro de operar um produto querendo "bater de frente" com a Mega-Sena. Será "esmagado".

Mas existem produtos que terão grande atratividade se bem operados no território municipal, seja qual for seu tamanho. Um operador experiente saberá desenvolver produtos para cada tamanho de município.

Por isso a expertise de várias décadas da Hebara estará a serviço do mercado lotérico nacional nesse PMI.

Como diria o personagem Capitão Nascimento em um famoso filme nacional:  "Missão dada é missão cumprida".

Faremos o melhor para ter um mercado lotérico cada vez mais maduro e profissional.

Amilton Noble
Diretor Executivo da Hebara, atuando no mercado de jogos e apostas há 30 anos