De propriedade privada, a Allwyn tem se expandido rapidamente nos últimos anos, adquirindo operadoras de loterias nos Estados Unidos e a Loteria Nacional do Reino Unido. A união com a OPAP é mais um passo em direção a uma futura listagem em grandes centros financeiros, como Londres ou Nova York, segundo as empresas.
O grupo de investimentos KKCG, do bilionário tcheco Karel Komarek e principal acionista da Allwyn, deterá 85% dos direitos de voto. A Allwyn já possuía 52% de participação controladora na OPAP.
Komarek afirmou que o acordo criará a maior empresa mundial de entretenimento de loterias, a segunda maior companhia listada de jogos e uma das maiores da Bolsa de Atenas.
Listagem secundária em Londres ou Nova York
“Já temos experiência com ambos os mercados”, afirmou Komarek em entrevista. “Vamos discutir com os dois e escolher o que for melhor para os investidores e para a empresa. No momento, não temos preferência”.
Komarek, que construiu sua fortuna no setor de petróleo e gás, destacou que o acesso aos mercados de capitais e de dívida ajudará a Allwyn em sua próxima fase de crescimento, após 13 anos de expansão impulsionada por aquisições.
Expansão e oportunidades no setor de loterias
A Allwyn opera loterias no estado de Illinois (EUA) e em países europeus como Áustria, Reino Unido, Itália e República Tcheca, enquanto a OPAP atua na Grécia e em Chipre.
Na maioria dos demais estados americanos e países europeus — com exceção da França e da Islândia —, as loterias ainda são administradas por empresas estatais.
A diretora financeira da KKCG, Katarina Kohlmayer, afirmou que a Allwyn está bem posicionada para competir quando esses países abrirem o setor para operadores privados.
A Allwyn já havia tentado abrir capital anteriormente, primeiro em Londres, mas o processo foi interrompido após a saída do Reino Unido da União Europeia.
Uma segunda tentativa, em Nova York, via fusão com a Cohn Robbins Holdings, foi cancelada em 2022 devido à volatilidade do mercado. O acordo previa que as ações fossem listadas com valor de empresa de US$ 9,3 bilhões.
“Com nossa experiência, capacidade técnica e produtos, certamente estamos interessados em competir por essas oportunidades”, disse Kohlmayer.
Detalhes da fusão e projeções
A conclusão da fusão é esperada para o primeiro semestre de 2026, sujeita à aprovação de acionistas e órgãos reguladores.
A Allwyn deterá 78,5% da nova companhia, enquanto os acionistas da OPAP (excluindo a Allwyn) terão 21,5%. A empresa resultante continuará listada na Bolsa de Atenas.
Em 2024, a Allwyn registrou lucro operacional ajustado (EBITDA) de 1,5 bilhão de euros sobre receita de 8,8 bilhões de euros, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.
No mês passado, a Allwyn anunciou a aquisição de participação majoritária na operadora americana de fantasy sports PrizePicks, em um acordo que avaliou a empresa sediada em Atlanta em US$ 1,6 bilhão.
Em agosto, o grupo KKCG vendeu 4,3% de participação na Allwyn ao grupo tcheco-eslovaco J&T Arch Fund, avaliando a empresa de loterias em 11,2 bilhões de euros.
Fonte: GMB / Reuters