A cidade de Bodó, localizada a 200 km de Natal (RN), tem se transformado em um exemplo concreto de como os recursos das loterias municipais podem transformar a vida da população. Por meio da Lotseridó, a loteria municipal da cidade instituída no final de 2024, o município já registra avanços significativos em saúde, infraestrutura e abastecimento de água.
A administração municipal anunciou a aquisição de uma ambulância e de uma viatura nova, além do início das obras de pavimentação do Monte de Santa Luzia, um dos pontos mais importantes da cidade.
Viaturas
A nova ambulância – uma Toyota Hilux adaptada para serviços de saúde – será destinada ao transporte de pacientes, especialmente os que vivem nas áreas rurais. Já a viatura Strada servirá ao apoio administrativo, reforçando a estrutura de atendimento municipal. Atualmente, Bodó conta com quatro viaturas para atender a população das zonas mais afastadas.

Com a chegada dos novos veículos, a resposta aos atendimentos de urgência será muito mais rápida e eficiente. O fluxo de atendimento seguirá o mesmo protocolo: o morador das regiões rurais procura a unidade básica de saúde local, que aciona o hospital da cidade para enviar a ambulância. Agora, com a nova viatura, o tempo de deslocamento será reduzido, garantindo mais agilidade nos casos de emergência.
Além disso, a ambulância também atua no transporte de pacientes em alta para o município e para cidades vizinhas. A secretária de saúde de Bodó, Deyse Medeiros, celebra a chegada das viaturas.
“O veículo será muito útil para a cidade. O fato dela ser alta permitirá chegar aos locais mais remotos da área rural, onde as viaturas atuais têm muita dificuldade para chegar”, disse.
Monte de Santa Luzia
Além da área da saúde, a Lotseridó também está financiando importantes obras de infraestrutura. Os recursos permitirão a construção de um corrimão de subida do Monte de Santa Luzia, que tem 596 metros de altura.

A intervenção facilitará o acesso ao ponto turístico e religioso da cidade, uma construção de 59 anos e que possui capelas onde moradores de Bodó e outras cidades sobem todos os anos para pagar promessas e realizar orações.
Segurança hídrica
Paralelamente, a prefeitura está conduzindo, com recursos da loteria municipal, a ampliação e reforma e/ou construção de 21 reservatórios de água, com previsão de chegar a 30 unidades recuperadas.

Essa iniciativa vai reduzir os custos com carros-pipa e assegurar maior segurança hídrica aos agricultores locais.
Prefeito celebra conquistas
O prefeito Horison José celebrou os resultados que já começam a ser sentidos pela população. “Isso é uma coisa que todos os moradores estão muito satisfeitos”, afirmou.

O presidente da Associação Nacional de Loterias Municipais e Estaduais (Analome), Camilo Brito, destacou Bodó como um exemplo de gestão eficiente dos recursos provenientes das loterias municipais.
“Vocês, que são prefeitos de outros municípios, isso é uma demonstração do que pode ser feito com recursos das loterias municipais. Enquanto alguns estão discutindo, outros já estão fazendo. Aqui está Horison, já fazendo, já arrecadando e já transformando a realidade da cidade com recursos da loteria municipal”, afirmou.
Com ações concretas nas áreas de saúde, infraestrutura e abastecimento, Bodó mostra que as loterias municipais podem ser ferramentas eficazes de desenvolvimento social e econômico, fortalecendo a autonomia dos municípios e melhorando a qualidade de vida da população.
Fonte: GMB