Representaram a Loteria do RN José Rinaldo Fiúza Lima, subcoordenador de Monitoramento e Fiscalização, e o profissional da área de T.I., Geraldo Marcelo Cabral de Souza.
Para Cassiano Pereira Junior, foi uma satisfação receber a equipe da Loteria do Rio Grande do Norte e saber que o trabalho desenvolvido pela Loteria Estadual do Maranhão está sendo reconhecido em todo o país.
“A Lotema tem trabalhado fortemente para divulgar e compartilhar os conhecimentos adquiridos com outros estados e, mais uma vez, fico grato pela presença de todos que nos visitam e reforço que estamos sempre à disposição, de portas abertas, podendo contribuir com o desenvolvimento do Estado”, afirmou.
A lei que criou a Loteria Estadual do Rio Grande do Norte foi sancionada em junho de 2025, e desde então a equipe tem buscado capacitar-se para iniciar a operação. No território potiguar, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-RN) é o órgão responsável por normatizar a atividade para que ela possa ser explorada.
Durante a conversa, Rinaldo Fiúza reforçou que a Loteria do RN tem buscado estabelecer dois pilares importantes: uma regulamentação eficaz e fiscalização ativa. Esta segunda sendo com vistas a proteger o usuário e o próprio Estado.
“A nossa ideia em visitá-los é, também, conhecer a normatização e os procedimentos de fiscalização, tendo essa visão inicial, compreendendo como é a operação e verificando o que nós precisamos ter de estrutura. A experiência está sendo muito proveitosa e é claro que, assim como estamos trocando vivências com vocês, vocês estão aprendendo com a gente”, destacou.
No decorrer da visita, a equipe da Lotema mostrou os sistemas de gestão e o georreferenciamento, usado para dar segurança e transparência, além de dialogar sobre os desafios enfrentados e as soluções encontradas para garantir a entrega do melhor serviço ao apostador.
Geraldo Marcelo agradeceu a parceria, receptividade e a troca de conhecimentos a fim de levar as boas práticas para serem implantadas na atividade lotérica estadual.
“Viemos à Lotema aprender sobre o funcionamento e tivemos uma apresentação perfeita. Agora, podemos desenvolver nossa solução com um olhar mais maduro e aprender com a Loteria Estadual do Maranhão nos ajuda a encurtar o caminho. Temos certeza de que vamos poder implantar uma plataforma muito mais forte e aproveitamos para levantar um pouco dos instrumentos legais utilizados pela Loteria Estadual do Maranhão. Achamos bastante válida e muito positiva essa experiência; estamos voltando para o Rio Grande do Norte com uma bagagem bastante cheia”, finalizou.
Fonte: GMB