Participaram da agenda institucional Jane Carmen Carneiro e Araújo, secretária executiva da Receita da Sefa, e Jucelly Lima Ivo, coordenadora da Loteria do Estado do Rio Grande do Norte.
A comitiva potiguar conheceu os modelos regulatórios, técnicos e administrativos adotados pela Lottopar, além de visitar um ponto de venda de raspinhas digitais operadas por terminais de vídeo loteria, concedidos a operadores autorizados.
Também puderam acompanhar de perto como se dá a integração entre os sistemas dos concessionários e a plataforma contratada pela Lottopar, que garante segurança, controle e rastreabilidade das operações.
Jane Araújo destacou o impacto positivo da experiência: “A visita que realizamos na Lottopar proporcionou, além de uma valiosa oportunidade de conhecer de perto o funcionamento e a operacionalização da loteria, uma experiência extremamente enriquecedora que servirá como referência essencial para os ajustes nos parâmetros operacionais, regulatórios e de governança da Loteria Estadual do Rio Grande do Norte, atualmente em fase de estruturação e regulamentação”.
“A troca de conhecimentos e boas práticas observadas contribuirá diretamente para o desenvolvimento de um modelo eficiente, seguro e socialmente responsável, alinhado com os objetivos estratégicos do Estado do Rio Grande do Norte”, afirmou.
“Uma parceria fundamental para dar transparência e segurança nesse momento importante e nos próximos passos rumo à implementação da nossa loteria estadual. Finalmente, gratidão ao presidente Daniel Romanowski e toda sua equipe que nos recebeu com tanta disponibilidade e atenção, nos demonstrando as melhores práticas adotadas pela Lottopar”.

Já a coordenadora Jucelly Lima Ivo ressaltou a importância da experiência prática: “No estudo sobre loterias estaduais e sua regulamentação, a Lottopar foi uma das referências da Sefa, e vivenciar a operacionalização na Lottopar foi uma oportunidade de enriquecer os nossos conhecimentos na estruturação e regulamentação da Loteria do Rio Grande do Norte”.
Para o presidente da Lottopar, Daniel Romanowski, encontros como este consolidam o avanço técnico e institucional do setor em âmbito nacional: “O modelo que construímos no Paraná é resultado de planejamento, responsabilidade e diálogo constante com a sociedade e com o setor regulado. Receber colegas de outros estados, como o Rio Grande do Norte, fortalece esse ecossistema e demonstra que é possível construir loterias sustentáveis, inovadoras e comprometidas com o interesse público”.
Ao final da visita, a Lottopar agradeceu a presença da equipe da Sefa e reforçou que suas portas estão abertas para todos os estados brasileiros que desejem conhecer e compartilhar boas práticas.
“Cada unidade da federação tem suas particularidades locais, mas a união dos entes federativos na construção de modelos regulatórios sólidos e integrados é o caminho mais seguro para garantir um ambiente de apostas que proteja e respeite a população brasileira”, concluiu a Lottopar.
Fonte: GMB