A mudança realizada pela SPA envolve tanto as extrações normais da Mega Sena quanto a edição especial da loteria, a Mega da Virada. Nos concursos regulares, o prêmio para quem acerta as seis dezenas passou de 35% para 40% do valor destinado a premiação.
A alteração mais significativa foi destinada à Mega da Virada, cujo prêmio principal passa dos atuais 62% para 90% do total a ser rateado. Para viabilizar o aumento das premiações na faixa principal, foram reduzidos os percentuais destinados a quem acertar cinco ou quatro dezenas. Tanto a quina quanto à quadra terá 5% do valor total da premiação.
Nas extrações regulares, quem acertar a quina receberá 13% do valor destinado à premiação (antes era 19%). Para a quadra, o valor caiu de 19% para 15%. Nas edições regulares, o percentual destinado a engordar a Mega da Virada passou dos atuais 5% para 10% do total arrecadado.
Com essas alterações, o governo espera aumentar significativamente os prêmios da Mega Sena, especialmente a edição do fim do ano, que em 2024 pagou mais de R$ 635 milhões. A mudança nos percentuais de premiação poderá levar a Mega da Virada a pagar um prêmio para quem acertar as seis dezenas a mais de R$ 1 bilhão neste ano.
Os percentuais até então vigentes de premiação da Mega Sena foram definidos pela antiga Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia em 2022.
Fonte: GMB