VIE 5 DE DICIEMBRE DE 2025 - 05:49hs.
Na Região Metropolitana da Grande São Paulo

Câmara de Jandira aprova criação da loteria municipal

A Câmara de Vereadores de Jandira, na Grande São Paulo, aprovou um projeto do Executivo que cria o serviço público de loteria no âmbito do município. O prefeito Henri Hajime Sato justificou em sua proposta a pacificação do fim do monopólio da União e que “identificou a necessidade da implementação do serviço de loteria municipal, em vista da viabilidade de relevante ampliação da receita”.

Em julho, o prefeito Dr. Sato enviou à Câmara dos Vereadores o Projeto de Lei Complementar (PLC) 09/2025 com pedido de urgência para apreciação da proposta de criação da loteria municipal em Jandira. Em sua justificativa, apontou:

A criação da Loteria Municipal de Jandira tem como objetivo arrecadar recursos que serão destinados, sobretudo, para a área da seguridade social, assistência social, saúde e para programas voltados ao bem-estar social, o que impactará sobremaneira na qualidade de vida dos munícipes”.

De acordo com o PLC, ficou definido que a Secretaria Municipal de Receita será responsável pela “exploração do serviço público de loterias de forma direta ou indireta, por meio de concessão, permissão ou autorização”. Caberá a ela editar as normas complementares para que o processo de criação da loteria municipal seja concluído.

Aprovado pela Comissão de Justiça e Redação da Câmara, o PLC foi levado ao Plenário e na votação e foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Após sanção do Executivo, a Secretaria de Receita lançará edital para empresas apresentarem estudos, diagnóstico de cenários e levantamentos de viabilidade operacional, econômico-financeira e jurídico-regulatória. A cidade tem cerca de 120 mil habitantes.

Fonte: GMB