Segundo Filipe Rodrigues, presidente da Associação Jogo Positivo e idealizador do evento, o congresso permitirá aos participantes abordarem temas relevantes para a atividade.
"O III Congresso Nacional de Loterias Municipais abordará temas relevantes para a criação e exploração de loterias nos entes federativos locais. Fatores como aumento de impostos, redução da publicidade e ataques frequentes do alto escalão do governo federal às bets geram muita insegurança jurídica e política”.
“Neste cenário, as loterias municipais dão oportunidade a pequenos investidores e operadores e trazem resultados locais imediatos. O desafio é criar um sistema de fiscalização inteligente e eficiente que impeça a lavagem de dinheiro, o jogo ilegal e a publicidade irresponsável", destacou.
Paulo Horn, presidente da Comissão de Jogos Lotéricos da OAB/RJ, diretor jurídico da Jogo Positivo e também fomentador da realização dos Congressos de Loterias Municipais no âmbito nacional, ressalta que o fortalecimento das loterias municipais é essencial para a construção de um ambiente regulatório sólido, transparente e sustentável no Brasil.
“É fundamental que o setor jurídico esteja atento às discussões e contribua para a elaboração de regulamentações que garantam segurança jurídica e proteção ao consumidor, sem deixar de fomentar a inovação e o desenvolvimento econômico local. As loterias municipais representam uma importante oportunidade para diversificação econômica e inclusão social, especialmente em municípios menores, trazendo benefícios diretos às comunidades”, afirma Paulo Horn.
Programação
13 de agosto (terça-feira)
A abertura oficial está marcada para as 14h, seguida por painéis estratégicos:
15h – Riscos de desconstrução de uma boa regulamentação no Brasil e a ascensão da municipalidade
15h30 – Comportamento compulsivo e tratamentos disponíveis no SUS e na rede privada
16h – O Jogo Positivo e a construção da confiança do mercado e dos stakeholders
17h – Operações de pagamentos e políticas corporativas que equilibram liberdade econômica e proteção do sistema financeiro nacional
O primeiro dia será encerrado com um coquetel de boas-vindas às 18h15.
14 de agosto (quarta-feira)
O segundo dia começa às 10h e terá debates sobre sustentabilidade e inovação.
10h – Associações e institutos em cooperação para uma indústria sustentável
11h – Riscos ao futebol brasileiro advindos de desaceleração da indústria de jogos
14h – Principais etapas no planejamento de uma loteria municipal
15h – Uso de VLTs e a geração de receita e dinamização econômica local
16h – Consórcios intermunicipais: planejamento e definição de ações regionais
17h – Evolução regulatória das loterias municipais
O encerramento oficial acontece às 18h.
O congresso é organizado pela Associação Nacional de Loterias Municipais e Estaduais (Analome). Com apoio do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), Jogo Positivo e BiS SiGMA, se consolida como o principal ponto de encontro para líderes e gestores interessados na estruturação das loterias municipais e estaduais no Brasil.
As inscrições para o congresso já estão abertas e podem ser feitas pelo site.
Serviço
III Congresso Nacional de Loterias Municipais
Local: Holiday Inn Anhembi – Rua Professor Milton Rodrigues, nº 100 - Parque Anhembi, São Paulo - SP
Datas: 10/06/2025 – 14h às 18h | 11/06/2025 – 9h às 18h
Fonte: GMB