Entre os projetos apoiados destaca-se também o Programa Leite para a Primeira Infância (PAA-Leite), instituído pela Lei nº 14.628/2023. A iniciativa tem como objetivo combater a insegurança alimentar por meio da distribuição gratuita de leite para famílias em situação de vulnerabilidade, além de incentivar a agricultura familiar e a produção local.
O programa atende cerca de 31 mil famílias nos municípios da área de atuação do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). A autarquia estadual contrata laticínios e cooperativas da agricultura familiar para viabilizar a entrega de até 3 litros de leite por semana por família, conforme a logística de cada região.
“Cada bilhete vendido dos jogos Trem das 11 ou Raspadinha representa muito mais do que entretenimento — ele se transforma em investimento direto na saúde, na infância e no futuro de Minas Gerais”, afirma o CEO da Mineira da Sorte Loteria, Roberto Souto.
“Por meio da destinação de parte dos recursos arrecadados com os nossos jogos, estamos, junto com a Loteria Mineira, contribuindo para ações que impactam vidas de forma real e duradoura. Neste Agosto Dourado, celebramos não apenas a importância do aleitamento materno, mas também o fortalecimento de políticas públicas que acolhem e apoiam mães e bebês em todo o estado”, conclui.
Além do incentivo ao aleitamento materno, os investimentos da Loteria Mineira também apoiam iniciativas voltadas à geração de renda, segurança alimentar, qualificação profissional, habitação, esporte e direitos humanos.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) é o principal agente na execução dessas políticas, sendo responsável por planejar, monitorar e fiscalizar os projetos sociais viabilizados com os recursos lotéricos.
Com essa parceria, Minas Gerais avança na consolidação de um modelo de loteria pública que alia inovação, responsabilidade social e impacto real na vida das pessoas — especialmente naquelas que mais precisam.
Fonte: GMB