JUE 2 DE MAYO DE 2024 - 15:50hs.
Kate Chambers, Diretora da Clarion Gaming 

"O jogo é uma indústria global e a ICE é o seu evento global"

Kate Chambers, diretora geral da Clarion Gaming, olha para a próxima ICE em Londres e explica por que as comparações com Davos são lisonjeiras e fornece mais detalhes sobre o evento da Clarion na África. 'Se os observadores optarem por se referir à ICE London como a Davos do jogo, certamente não vou me afastar!', disse Chamber.

A ICE 2017 foi outro evento recorde com + de 30 mil visitantes, 151 nações representadas e maior espaço líquido ocupado por inovadores de jogos internacionais do que nunca. Onde você quer chegar saindo dessa posição elevada?
Bem, o que você não faz é se sentar, retirar o pé do pedal e se acomodar em um mar de auto-parabéns. Claro, é gratificante ter cumprido a grande maioria dos nossos objetivos, pois a ICE cresceu pelo sexto ano consecutivo e foi entregue em nome de nossos stakeholders. É um clichê, mas na minha empresa, você é tão bom quanto o seu último show e essa obviedade significa que o foco deve ser sobre como abordamos as áreas que não foram planejadas, para maximizar as que fizeram e adicionar para a experiência ICE em Londres. Parece uma abordagem muito simplista, mas o nosso trabalho é melhorar e aprimorar continuamente a experiência, que começa quando as pessoas se inscrevem online para comparecer e termina quando viajam de volta para casa. Os aprimoramentos podem ser macro, em termos de novos recursos ou seções, mas também podem ser melhorias menores ou incrementais. O principal é nunca ficar quieto.

Quais as mudanças macro que os visitantes esperam experimentar na ICE?
As mais tangíveis são a adição de novas seções para Pagamentos e a Zona de Proteção do Consumidor, que são as primeiras na ICE Londres.
A Seção de Soluções de Pagamento da ICE, composta por 4.000m² de espaço, proporcionará um ponto focal para os visitantes internacionais que desejam conhecer e se envolver com os principais inovadores e líderes do setor. O objetivo da ICE de mostrar e refletir as tendências dominantes nos jogos e pagamentos é um exemplo. Fomos abordados por uma série de líderes que desejavam utilizar a ICE como plataforma para refletir essas inovações e criar um ponto de encontro para todos os visitantes internacionais interessados ​​nas mais recentes tecnologias e avanços. Estou muito satisfeito por ter respondido às necessidades da indústria dessa maneira e estou confiante de que o recurso que estamos colocando atrás da Seção de Soluções de Pagamento da ICE será bem recebido pelos visitantes.
Também promoveremos a mensagem de responsabilidade social com o lançamento da Zona de Proteção ao Consumidor. A Zona fornecerá um espaço para a mensagem de responsabilidade social e apresentará organizações-chave que estão promovendo a responsabilidade social, além de ser uma plataforma para apresentações. A Zona é a mais recente de uma série de iniciativas de responsabilidade social empreendidas pela Clarion Gaming, que inclui o Relatório Anual de Regulamentação Mundial sobre Inovação Responsável do Jogo, realizado em Londres no Outono, e o treinamento da Academia de Jogos Responsáveis, administrado pela Totally Gaming Academy.
Onde quer que a Clarion atue, a responsabilidade social é um dos tópicos mais importantes e isso é em mercados de jogos emergentes e maduros. Embora não façamos parte da comunidade operacional, acredito firmemente que também temos a responsabilidade de servir como um fórum de discussão e troca de conhecimento.
Estaremos criando uma agenda com demonstrações e apresentações de reguladores, provedores e operadores. Também esperamos reunir funcionários do governo, responsáveis ​​políticos e reguladores para a Zona como parte do Programa da Assembleia Geral Reguladora (WrA) e do Dia Internacional dos Legisladores. A indústria fez importantes avanços para ajudar os jogadores a ter uma experiência de entretenimento, em oposição a uma negativa ou destrutiva, e houve avanços tecnológicos muito significativos nos campos do jogo responsável usando a análise de dados. É totalmente apropriado que estes sejam exibidos na ICE Londres.

A ICE Londres 2018 compreenderá um recorde de 43.500m² de espaço líquido - o que esse crescimento significa para a indústria?
Temos tido muito cuidado em aumentar a ICE em um ritmo gerenciável e evitar o cenário de buscas que você pode associar a uma economia de superaquecimento. Enquanto a ICE 2018 é quase o dobro do tamanho da edição de 2012, que foi a última realizada no Earls Court, muito desse crescimento foi facilitado pela mudança para o ExCeL London e nossa capacidade de atender às necessidades dos expositores. Nossa estratégia, onde quer que possamos operar no mundo, é trabalhar com a indústria para criar eventos e oportunidades que ajudem a atingir os objetivos do negócio. A expansão da ICE tem sido impulsionada pela demanda e reflete a dinâmica do mercado internacional, que vê Londres como a oportunidade única de se envolver com uma comunidade de compradores e influenciadores realmente significativa e influente, que em 2017 viajou para ICE vinda de 151 jurisdições. Esta é uma ótima notícia para as organizações de jogos que conhecemos que querem um evento emblemático que mostre os principais inovadores do mundo a partir de todos os jogos verticais. Gaming é uma indústria global e o ICE é o evento global.

Você anunciou o lançamento da ICE África: você pode explicar o seu pensamento?
Nossa estratégia sempre foi associar-se à indústria e é exatamente isso que fizemos na África. Depois de uma experiência bem sucedida no continente, onde testávamos a água com o nosso evento Gaming Africa, tomamos a decisão estratégica de acompanhar nossa presença rapidamente, transformando o evento de 2018 para a primeira ICE Africa, que incluirá uma exposição e um evento ICE Conference de estilo VOX dedicada ao desenvolvimento da indústria doméstica. Embora a escala da ICE Africa não seja a mesma que a ICE London, estaremos trazendo o mesmo nível de compromisso, pensamento, criatividade e profissionalismo que fizeram da ICE London a melhor e mais internacional expo de jogos do mundo. A ICE Africa será um evento onde a indústria poderá conhecer a rede, ver as mais recentes inovações de jogos, compartilhar as melhores práticas e o progresso de forma estratégica e sustentável. A equipe da ICE África já está no local e está trabalhando com os nossos stakeholders, a fim de cumprir nossa promessa de criar um evento empresarial de classe mundial para o continente. Toda decisão de negócios como essa vem com seus próprios riscos, mas temos que estar preparados para ser ousados e agir de forma decisiva. A indústria está atrás de nós e estou confiante que, desde que permaneçamos fieis à nossa visão de marca e princípios, a ICE Africa será um sucesso.

Alguém descreveu o ICE como o Davos de jogos; você concorda com essa descrição?
Eu acho que é uma descrição muito lisonjeira. Davos reúne os líderes econômicos e políticos mais influentes do mundo. A ICE Londres faz uma coisa semelhante na medida em que hospedamos reguladores internacionais de jogos, líderes do setor, líderes de todas as principais organizações internacionais de jogos, políticos eleitos e a grande maioria das associações comerciais de todos os continentes. Quando um evento se desenvolve, esse tipo de credencial começa a aparecer. Se os observadores optarem por se referir à ICE Londres como Davos do jogo, certamente não vou me opor!

Se a ICE é a vitrine do jogo, você acha que poderia ter um papel maior em ajudar a moldar a opinião de reguladores e legisladores?
Isso não é realmente para eu dizer. O meu trabalho, e o da minha equipe, é entregar uma participação de 360 ​​graus na indústria internacional de jogos e apresentá-la de forma ultra-profissional e de forma que as partes interessadas possam se sentir orgulhosas. As partes interessadas já usam a ICE para mostrar as credenciais da indústria para um público amplo e sempre trabalhamos para acomodar as iniciativas que querem progredir.

Você lançou sua iniciativa Ampersand Think Tank no G2E Las Vegas. Por que e, o mais importante, o que é Ampersand?
Na verdade, realizamos um lançamento suave no nosso evento WrB Responsible Gambling Innovation realizado em Londres no mês de setembro. O G2E nos deu a oportunidade de apresentá-lo a um público de jogos influente e gerar algum interesse e tração à frente da ICE Londres. O objetivo é fazer do Ampersand o maior grupo de reflexão em jogos, compreendendo uma seção transversal representativa de verticais, jurisdições, funções de trabalho e canais da indústria. Eu penso que o Ampersand está trabalhando em vários níveis. Ele nos permitirá validar ideias e conceitos antes do lançamento, irá introduzir um processo e estrutura para que os clientes forneçam seus comentários - positivos e negativos - e permitirá que a indústria faça sugestões sobre como podemos trabalhar de forma mais eficaz para ajudar no desenvolvimento de economias de jogos sustentáveis, particularmente em mercados emergentes. Estamos sempre interessados ​​em explorar novos formatos favorecidos pela indústria e receber sugestões para novos palestrantes e o Ampersand proporcionará acesso rápido e direto ao processo de tomada de decisão. Oferece uma oportunidade valiosa para ajudar a moldar o conteúdo do evento. Os profissionais da indústria que concordam em participar da Ampersand receberão uma série de benefícios em reconhecimento do seu tempo, incluindo a entrada no The Lounge na ICE de Londres, bem como o acesso a relatórios de inteligência e pesquisas produzidas pela equipe da Clarion Gaming.

Como você acha que a Clarion Gaming é vista dentro da família Clarion?
A Clarion Gaming é uma parte importante do negócio Clarion Events, que inclui exposições, conferências, treinamento técnico, além de informações digitais e impressas. Nossos eventos atraem mais de 50 mil clientes por ano em locais que abrangem todos os continentes e, com a ICE Londres, criamos o local de encontro internacional mais influente e internacional para toda a indústria. A equipe da Clarion Gaming ganhou o respeito das outras divisões da Clarion, todos os quais aproveitarão a oportunidade de passar algum tempo conosco na ExCeL London em fevereiro.

Fonte: GMB