A ICE 2017 foi outro evento recorde com + de 30 mil visitantes, 151 nações representadas e maior espaço líquido ocupado por inovadores de jogos internacionais do que nunca. Onde você quer chegar saindo dessa posição elevada?
Bem, o que você não faz é se sentar, retirar o pé do pedal e se acomodar em um mar de auto-parabéns. Claro, é gratificante ter cumprido a grande maioria dos nossos objetivos, pois a ICE cresceu pelo sexto ano consecutivo e foi entregue em nome de nossos stakeholders. É um clichê, mas na minha empresa, você é tão bom quanto o seu último show e essa obviedade significa que o foco deve ser sobre como abordamos as áreas que não foram planejadas, para maximizar as que fizeram e adicionar para a experiência ICE em Londres. Parece uma abordagem muito simplista, mas o nosso trabalho é melhorar e aprimorar continuamente a experiência, que começa quando as pessoas se inscrevem online para comparecer e termina quando viajam de volta para casa. Os aprimoramentos podem ser macro, em termos de novos recursos ou seções, mas também podem ser melhorias menores ou incrementais. O principal é nunca ficar quieto.
Quais as mudanças macro que os visitantes esperam experimentar na ICE?
As mais tangíveis são a adição de novas seções para Pagamentos e a Zona de Proteção do Consumidor, que são as primeiras na ICE Londres.
A Seção de Soluções de Pagamento da ICE, composta por 4.000m² de espaço, proporcionará um ponto focal para os visitantes internacionais que desejam conhecer e se envolver com os principais inovadores e líderes do setor. O objetivo da ICE de mostrar e refletir as tendências dominantes nos jogos e pagamentos é um exemplo. Fomos abordados por uma série de líderes que desejavam utilizar a ICE como plataforma para refletir essas inovações e criar um ponto de encontro para todos os visitantes internacionais interessados nas mais recentes tecnologias e avanços. Estou muito satisfeito por ter respondido às necessidades da indústria dessa maneira e estou confiante de que o recurso que estamos colocando atrás da Seção de Soluções de Pagamento da ICE será bem recebido pelos visitantes.
Também promoveremos a mensagem de responsabilidade social com o lançamento da Zona de Proteção ao Consumidor. A Zona fornecerá um espaço para a mensagem de responsabilidade social e apresentará organizações-chave que estão promovendo a responsabilidade social, além de ser uma plataforma para apresentações. A Zona é a mais recente de uma série de iniciativas de responsabilidade social empreendidas pela Clarion Gaming, que inclui o Relatório Anual de Regulamentação Mundial sobre Inovação Responsável do Jogo, realizado em Londres no Outono, e o treinamento da Academia de Jogos Responsáveis, administrado pela Totally Gaming Academy.
Onde quer que a Clarion atue, a responsabilidade social é um dos tópicos mais importantes e isso é em mercados de jogos emergentes e maduros. Embora não façamos parte da comunidade operacional, acredito firmemente que também temos a responsabilidade de servir como um fórum de discussão e troca de conhecimento.
Estaremos criando uma agenda com demonstrações e apresentações de reguladores, provedores e operadores. Também esperamos reunir funcionários do governo, responsáveis políticos e reguladores para a Zona como parte do Programa da Assembleia Geral Reguladora (WrA) e do Dia Internacional dos Legisladores. A indústria fez importantes avanços para ajudar os jogadores a ter uma experiência de entretenimento, em oposição a uma negativa ou destrutiva, e houve avanços tecnológicos muito significativos nos campos do jogo responsável usando a análise de dados. É totalmente apropriado que estes sejam exibidos na ICE Londres.
A ICE Londres 2018 compreenderá um recorde de 43.500m² de espaço líquido - o que esse crescimento significa para a indústria?
Temos tido muito cuidado em aumentar a ICE em um ritmo gerenciável e evitar o cenário de buscas que você pode associar a uma economia de superaquecimento. Enquanto a ICE 2018 é quase o dobro do tamanho da edição de 2012, que foi a última realizada no Earls Court, muito desse crescimento foi facilitado pela mudança para o ExCeL London e nossa capacidade de atender às necessidades dos expositores. Nossa estratégia, onde quer que possamos operar no mundo, é trabalhar com a indústria para criar eventos e oportunidades que ajudem a atingir os objetivos do negócio. A expansão da ICE tem sido impulsionada pela demanda e reflete a dinâmica do mercado internacional, que vê Londres como a oportunidade única de se envolver com uma comunidade de compradores e influenciadores realmente significativa e influente, que em 2017 viajou para ICE vinda de 151 jurisdições. Esta é uma ótima notícia para as organizações de jogos que conhecemos que querem um evento emblemático que mostre os principais inovadores do mundo a partir de todos os jogos verticais. Gaming é uma indústria global e o ICE é o evento global.
Você anunciou o lançamento da ICE África: você pode explicar o seu pensamento?
Nossa estratégia sempre foi associar-se à indústria e é exatamente isso que fizemos na África. Depois de uma experiência bem sucedida no continente, onde testávamos a água com o nosso evento Gaming Africa, tomamos a decisão estratégica de acompanhar nossa presença rapidamente, transformando o evento de 2018 para a primeira ICE Africa, que incluirá uma exposição e um evento ICE Conference de estilo VOX dedicada ao desenvolvimento da indústria doméstica. Embora a escala da ICE Africa não seja a mesma que a ICE London, estaremos trazendo o mesmo nível de compromisso, pensamento, criatividade e profissionalismo que fizeram da ICE London a melhor e mais internacional expo de jogos do mundo. A ICE Africa será um evento onde a indústria poderá conhecer a rede, ver as mais recentes inovações de jogos, compartilhar as melhores práticas e o progresso de forma estratégica e sustentável. A equipe da ICE África já está no local e está trabalhando com os nossos stakeholders, a fim de cumprir nossa promessa de criar um evento empresarial de classe mundial para o continente. Toda decisão de negócios como essa vem com seus próprios riscos, mas temos que estar preparados para ser ousados e agir de forma decisiva. A indústria está atrás de nós e estou confiante que, desde que permaneçamos fieis à nossa visão de marca e princípios, a ICE Africa será um sucesso.
Alguém descreveu o ICE como o Davos de jogos; você concorda com essa descrição?
Eu acho que é uma descrição muito lisonjeira. Davos reúne os líderes econômicos e políticos mais influentes do mundo. A ICE Londres faz uma coisa semelhante na medida em que hospedamos reguladores internacionais de jogos, líderes do setor, líderes de todas as principais organizações internacionais de jogos, políticos eleitos e a grande maioria das associações comerciais de todos os continentes. Quando um evento se desenvolve, esse tipo de credencial começa a aparecer. Se os observadores optarem por se referir à ICE Londres como Davos do jogo, certamente não vou me opor!
Se a ICE é a vitrine do jogo, você acha que poderia ter um papel maior em ajudar a moldar a opinião de reguladores e legisladores?
Isso não é realmente para eu dizer. O meu trabalho, e o da minha equipe, é entregar uma participação de 360 graus na indústria internacional de jogos e apresentá-la de forma ultra-profissional e de forma que as partes interessadas possam se sentir orgulhosas. As partes interessadas já usam a ICE para mostrar as credenciais da indústria para um público amplo e sempre trabalhamos para acomodar as iniciativas que querem progredir.
Você lançou sua iniciativa Ampersand Think Tank no G2E Las Vegas. Por que e, o mais importante, o que é Ampersand?
Na verdade, realizamos um lançamento suave no nosso evento WrB Responsible Gambling Innovation realizado em Londres no mês de setembro. O G2E nos deu a oportunidade de apresentá-lo a um público de jogos influente e gerar algum interesse e tração à frente da ICE Londres. O objetivo é fazer do Ampersand o maior grupo de reflexão em jogos, compreendendo uma seção transversal representativa de verticais, jurisdições, funções de trabalho e canais da indústria. Eu penso que o Ampersand está trabalhando em vários níveis. Ele nos permitirá validar ideias e conceitos antes do lançamento, irá introduzir um processo e estrutura para que os clientes forneçam seus comentários - positivos e negativos - e permitirá que a indústria faça sugestões sobre como podemos trabalhar de forma mais eficaz para ajudar no desenvolvimento de economias de jogos sustentáveis, particularmente em mercados emergentes. Estamos sempre interessados em explorar novos formatos favorecidos pela indústria e receber sugestões para novos palestrantes e o Ampersand proporcionará acesso rápido e direto ao processo de tomada de decisão. Oferece uma oportunidade valiosa para ajudar a moldar o conteúdo do evento. Os profissionais da indústria que concordam em participar da Ampersand receberão uma série de benefícios em reconhecimento do seu tempo, incluindo a entrada no The Lounge na ICE de Londres, bem como o acesso a relatórios de inteligência e pesquisas produzidas pela equipe da Clarion Gaming.
Como você acha que a Clarion Gaming é vista dentro da família Clarion?
A Clarion Gaming é uma parte importante do negócio Clarion Events, que inclui exposições, conferências, treinamento técnico, além de informações digitais e impressas. Nossos eventos atraem mais de 50 mil clientes por ano em locais que abrangem todos os continentes e, com a ICE Londres, criamos o local de encontro internacional mais influente e internacional para toda a indústria. A equipe da Clarion Gaming ganhou o respeito das outras divisões da Clarion, todos os quais aproveitarão a oportunidade de passar algum tempo conosco na ExCeL London em fevereiro.
Fonte: GMB