Agindo mais rápido do que o governo nacional, este município lançou sua "Pesquisa de Intenção de Investimento em Resort Integrado da Cidade de Tomakomai", em que pedem aos potenciais operadores que retornem a eles antes de 22 de setembro deste ano.
A sessão de apresentação atraiu mais de cinquenta pessoas que representavam operadores de resorts e outros possíveis investidores e com o governo da cidade de Tomakomai. A apresentação principal, no entanto, não foi dada pelo International Resort Strategy Office da cidade, mas sim pela KPMG AZSA, a empresa de auditoria que trabalha para o governo municipal.
As apresentações delinearam a visão básica, os recursos e os desafios de Tomakomai. De uma forma geral, explicou-se que a localidade cresceu como uma cidade portuária industrial, mas agora enfrenta estagnação econômica e declínio populacional, já que o futuro de seu setor industrial diminui. A promoção do turismo, especialmente com a proximidade do Aeroporto de New Chitose, é vista como o caminho a seguir para o desenvolvimento da comunidade local.
Alguns dos participantes expressaram insatisfação com a falta de respostas mais concretas para algumas perguntas específicas sobre os termos comerciais para as operações dos resorts internacionais; outros, entenderam que não seria possível aos funcionários do governo local responder adequadamente até que o governo federal publique um quadro mais abrangente no qual a cidade de Tomakomai e todos os outros governos locais japoneses devem operar.
Fonte:
GMB / AG Brief