VIE 29 DE MARZO DE 2024 - 06:58hs.
Profunda mudança de comando

Codere destitui a família Martínez Sampedro e nomeia Norman Sorensen como presidente

Os fundos Silver Point, Abrams Capital e Contrarian cumpriram seu plano e assumiram o controle da empresa de jogos Codere, com a nomeação de Norman Sorensen Valdez como novo presidente e Vicente Di Loreto, gerente geral. Foram aprovadas as demissões do presidente e diretor executivo, José Antonio Martínez Sampedro, e do vice-presidente, seu irmão Luis Javier. A família fundadora prepara a impugnação da reunião e uma batalha legal depois de perder a direção.

Durante a reunião, na sexta-feira, foi acordada a nomeação de Vicente Di Loreto como novo CEO e de Norman Sorensen Valdez como novo presidente não executivo da empresa, em uma remodelação da estrutura da administração através da separação de cargos de presidente. do Conselho de Administração e do executivo-chefe da empresa.

José Antonio Martínez Sampedro controla 14,063% da capital da Codere através da Masampe e 0,01% diretamente, enquanto Luis Javier Martínez Sampedro detém indiretamente 2,426% do capital e 0,055% de maneira direta.

A substituição na direção do grupo, conforme explicado pela Codere em um comunicado, tem o "apoio total e consenso" da maioria do Conselho de Administração, que considera necessária uma nova liderança "que permita o desenvolvimento do crescimento rentável e maximize o valor da ação", como a Codere explicou em um comunicado de imprensa. O novo conselho se concentrará no crescimento lucrativo e na criação de valor para os acionistas aproveitarem a forte presença da empresa em diferentes mercados.

Norman Sorensen Valdez, que desde abril de 2016 ocupa uma posição no Conselho de Administração da Codere, desenvolverá funções de governança corporativa e contribuirá com sua experiência na definição da estratégia da empresa como novo presidente não executivo da empresa. Para isso, ele possui um profundo conhecimento sobre o mercado de serviços financeiros e bens de consumo globais, bem como uma longa carreira em cargos gerenciais em grandes empresas como Citibank e AIG.

Além da família Martínez Sampedro, o gerente do fundo Silver Point Capital Management, Edward Arnold Mule, controla indiretamente 23,35% das ações do grupo; enquanto o gerente do fundo Abrams Capital, David Abrams, possui 8,788% do capital social total, e o gerente da Contrarian Capital Management, Jon R. Bauer, controla 7,273%. O resto do capital social da empresa é controlado diretamente pela Turnpike Limited (2,235%), VR Global Partners (2,488%), Alden Global Opportunities (3,4%) e Agbpi Fund (1,115%).

A Codere registrou um lucro líquido de 8,3 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, em comparação com as perdas de 1,1297 bilhões de euros registradas até setembro de 2016, como resultado da contabilização da reestruturação financeira. Durante este período, a receita operacional da empresa privada de jogos alcançou 1,2155 bilhões de euros, o que representa um avanço de 5,7%, devido, em grande parte, ao crescimento de 8% na Espanha, até 135 milhões de euros; de 4% no México, para 255 milhões e 11% na Argentina, para 442 milhões.

Fonte: GMB / Expansión