MAR 23 DE ABRIL DE 2024 - 03:15hs.
De acordo com o Primeiro Ministro Shinzo Abe

Governo do Japão vai priorizar o projeto de Resorts Integrados

Se dirigindo ao congresso esta semana, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, disse que a aprovação da Lei de Implementação de Resorts Integrados (IRIB) receberá alta prioridade. A coalizão governante, formada pelo Partido Liberal Democrata do Japão e o Komeito, pretende enviar o projeto à Câmara dos Deputados no Parlamento, no início de março.

Em um discurso para o plenário no primeiro dia da sessão legislativa ordinária de 2018, Abe disse que o movimento, que busca criar um quadro regulamentar para os futuros cassinos do Japão, avançaria para o Japão como um país "orientado para o turismo". O governo planeja começar a revisar o projeto de lei de infraestrutura em breve, pois requer aprovação do gabinete antes de se dirigir para o Parlamento.

Especialistas comentam que, antes de o IRIB receber aprovação, o Parlamento precisará discutir sobre uma medida antijogo conhecida como "Projeto Básico de Contramedidas de Vício de Jogos". O IRIB também inclui uma emenda estabelecida para reduzir a maioridade no país de 20 para 18.

O caminho para uma indústria de jogos legalmente estabelecida no Japão parece se tornar mais claro, depois de várias dificuldades trazidas pela decisão da Abe de convocar uma eleição estratégica em outubro. A vitória da coalizão governante foi a melhor notícia que os adeptos do jogo poderiam ter, pois deu a Abe uma supermaioria nas casas altas e baixas.

Observadores e comentaristas acreditam que a medida IRIB está a caminho de passar na sessão legislativa de 2018 que termina em 20 de junho. No final, poderia ser aprovada uma chamada sessão "extraordinária" no outono, o que ainda significaria que o território japonês poderia ver suas primeiras instalações de jogo em 2024.

Fonte: GMB / Inovador Gaming