LUN 20 DE MAYO DE 2024 - 14:42hs.
Cejuego

Associação de jogos espanhóis critica restrições de publicidade

A Associação do Conselho Empresarial de Jogos (Cejuego) defendeu a indústria de jogos contra algumas novas medidas, que poderiam restringir a publicidade de jogos. As novas regras agora podem ter grandes mudanças em como e quando as empresas de jogos de azar podem promover seus produtos, mesmo com o governo considerando uma proibição total nos moldes das publicidades de cigarros.

No entanto, a Cejuego enfatizou que, embora houvesse uma necessidade “importante” de regulamentação sobre a publicidade do jogo online, que coloca “limites claros”, ela deveria “ser a mesma para todos os participantes da indústria, seja pública ou privada”. Ao mesmo tempo, Cejuego enfatizou o importante papel que a indústria desempenha na economia.

Segundo o comunicado, o setor de jogos privados na Espanha já é altamente regulado com “um alto nível de autorregulamentação que serve como referência na Europa e oferece uma oferta de lazer controlada, legal e legítima”. Enquanto isso, apenas 0,3% mostram sinais do vício do jogo e a Cejuego pretende reduzi-la para 0%.

O setor já desenvolve, como parte de sua política de responsabilidade social corporativa, campanhas de prevenção e conscientização voltadas à redução do vício em jogos de azar. Tanto via jogos online como no setor terrestre, a participação de menores é proibida e, em ambos os casos, “todos os esforços exigidos pelas autoridades são implementados para que sua participação nessa atividade seja zero”.

A Cejuego também argumenta que o jogo é uma parte intrínseca do setor de entretenimento que os espanhóis têm desfrutado por mais de 40 anos, já que, de acordo com o mais recente estudo oficial da Diretoria Geral para o Regulamento do Jogo (DGOJ), 75% da população confirmam que jogam e a grande maioria (96,5%) aproveita naturalmente, sem gerar dificuldades.

A Cejuego também destacou o impacto do setor na indústria. “A indústria de jogos privados na Espanha é um setor que faz uma importante contribuição econômica e social. Contribui para a geração de 2,3% do Produto Interno Bruto e gera mais de 120 mil empregos diretos e indiretos, contribuindo com uma média anual de mais de € 1,2 bilhão para os cofres públicos”.

Tem havido um grande número de notícias recentes sobre a publicidade de jogos de azar e um recente acordo com o governo e o partido Podemos para restringir a publicidade de jogos de azar na Espanha. Crucialmente para qualquer operadora na Espanha, o acordo agora declara que a publicidade do jogo em todo o estado, explicitamente, seria tratada “de maneira semelhante à dos produtos de tabaco”.

O acordo pode significar grandes mudanças na forma como o jogo é regulado pelo estado, uma vez que promoverá um amplo número de medidas adicionais de proteção ao jogador. É a primeira vez que uma proibição total de publicidade é levantada como uma opção.

Fonte: GMB / G3 Newswire