LUN 20 DE MAYO DE 2024 - 17:54hs.
Entrevista com o especialista da empresa

Sportradar lança a GameBeats sua nova ferramenta de visualização de mídia social

A Sportradar lançou recentemente a GameBeats, uma nova ferramenta de visualização de mídia social flexível e dinâmica, projetada para impulsionar o engajamento dos fãs em várias partes interessadas no mercado de mídia esportiva. Para saber mais sobre o GameBeats e ter um panorama mais amplo da mídia esportiva, Jonathan Earle, diretor de mídia esportiva da Sportradar, concedeu essa entrevista.

Você pode nos falar o que é a GameBeats e o que ela pode oferecer aos clientes?

Acho que desenvolvemos uma proposta simples para nossos clientes, com quem temos conversado até o final. O que estamos oferecendo a eles são gráficos de mídia social ilimitados aos quais eles podem adicionar animação, publicar em qualquer idioma e colocar em qualquer plataforma de mídia social - tudo por uma taxa mensal fixa. Mas também temos uma plataforma que acho super intuitiva. Alguns de nossos clientes nos dizem que eles são realmente carentes de tempo e que eles não necessariamente têm pessoas com o treinamento para criar gráficos de mídia social, mas nossa plataforma é muito fácil de usar.

Como os clientes usaram a GameBeats até agora?

Nossos clientes querem algo flexível o suficiente para desenvolver tanto as coisas simples como pontuações, estatística de intervalo e tabelas de classificação, mas também algo um pouco peculiar e diferente. Você pode fazer isso com a GameBeats, então se você quer um gráfico amarrado em torno de uma decisão VAR, um objetivo não permitido, alguma técnica incrível ou as chuteiras que o Cristiano Ronaldo usava, você pode criar tudo isso, publicá-lo e torná-lo um conteúdo realmente atraente para você comercialmente.

Qual a importância da mídia social quando se trata de promover o engajamento dos fãs?

No mercado moderno de mídia esportiva, acho absolutamente essencial que os clubes, federações e editores usem as mídias sociais para promover o engajamento dos fãs. O melhor resumo disso para mim foi um artigo recente de Stephen Bourke no ZDnet que falava sobre o envolvimento dos fãs. Se você acredita que possui conteúdo atraente, isso impulsiona o seguimento, o que, por sua vez, permite que você invista em alguns ativos digitais. Os ativos digitais oferecem oportunidades de receita, patrocínio e parceria, o que todo mundo quer, e você pode reinvestir no conteúdo atraente, do qual a mídia social é o mais importante.

Os clubes geralmente estão mais focados em aumentar sua base global de fãs do que em atrair pessoas para os estádios?

Os clubes têm uma estratégia dupla. Se você pegar o exemplo de um clube atual da Premier League, eles podem ter uma capacidade de talvez 50.000 e em uma partida eles gerariam entre £ 2 milhões e £ 3 milhões aproximadamente. Ao longo de uma temporada, vamos dizer que isso chega a £ 50 milhões, mas esse clube também tem 50 milhões de seguidores no Facebook em todo o mundo e se eles conseguirem gerar uma libra por mês de todos esses seguidores, pode começar a ver que o que eles podem fazer internacionalmente é enorme; e que a mídia social e o conteúdo estão se tornando realmente importantes.

Como a GameBeats se encaixa na gama de produtos focados na narrativa da Sportradar?

Sempre desenvolvemos produtos na mídia esportiva que contam histórias, mas o que adicionamos agora com o GameBeats são esses recursos incríveis e as necessidades que eles encontram. Então, quando falamos com uma editora, uma emissora, um clube ou uma federação, estamos dizendo a eles: "quais são suas necessidades?" E "você gostaria de gerar envolvimento significativo de fãs nas mídias sociais?"; se a resposta para isso é sim, temos para você a GameBeats e podemos começar a falar através de recursos como os gráficos ilimitados, publicados em qualquer site em qualquer idioma por uma taxa fixa e essa é a principal diferença, estamos tentando elevar a história para ser mais dirigida pelas necessidades do que pelos recursos.

O quanto a mídia social continua mudando a forma como as pessoas consomem esporte?

Isso mudou o cenário dramaticamente. Por exemplo, quando eu apoio meu time, o Arsenal, assisto à partida por 90 minutos. Vou me envolver com meus amigos durante isso, mas, no final, ficarei bem fixo em uma tela. Meu filho, que tem 12 anos, vai descer e assistir aos warm-ups, ele vai querer saber quais chuteiras o Toni Kroos tem, qual técnica o Neymar fez, a comemoração do gol do Cristiano Ronaldo. Ele também terá duas ou três telas abertas ao mesmo tempo e quando houver uma meta, ele fará uma pausa na TV ao vivo, gravará e publicará no Instagram, porque tudo o que importa para ele são os momentos-chave. O resto ele terá em segundo plano e eu acho que há uma tendência real vindo em direção a esses "editores amadores" que podem seguir os jogadores em vez das equipes e só se preocupam com os momentos-chave e não com a partida. Isso será dramático para o nosso setor.

Fonte: GMB / Sportradar