MAR 23 DE DICIEMBRE DE 2025 - 01:33hs.
Miguel Ángel Lázaro, diretor administrativo

“O maior desafio do operador online da Colômbia é entender os novos clientes”

A indústria de jogos internacionais está prestando muita atenção no fenômeno regulatório da América Latina em geral e, em particular, na Colômbia, pioneiro no continente sulamericano, regulando as operações e reforçando a luta contra a ilegalidade. Miguel Ángel Lázaro, diretor administrativo da R. Franco Digital, faz uma análise do mercado de jogos online nesse pais que está se abrindo para os operadores internacionais.

A indústria de jogos internacionais está prestando muita atenção no fenômeno regulatório da América Latina em geral e, em particular, na Colômbia, um país que surgiu como pioneiro no continente sulamericano, regulando as operações de jogos online e reforçando a luta contra a ilegalidade. A abertura do mercado legal de jogos online na Colômbia significa a possibilidade de oferecer um novo produto a um público que nunca tinha jogado esse tipo de formato ou, se tivesse feito isso, não tinha sido de forma regular.

Embora este seja um fato que era esperado há algum tempo, ele aconteceu em um momento em que a maioria das operadoras não tem a capacidade de operar essa licença e aproveitá-la ao máximo. Oferecer um serviço que permita gerenciar jogadores, jogos, dados, seu relatório para a Administração e que seja interessante o suficiente para os usuários é um desafio que, em outros países como a Espanha, exigiu anos de pesquisa e desenvolvimento.

Chegou a hora de pensar em estratégias que permitam aos operadores locais diversificar os serviços, e é neste ponto que as empresas internacionais relevantes entram em cena, capazes de oferecer a infraestrutura em um curto espaço de tempo para atingir os objetivos com o máximo de garantias.

Por outro lado, o mercado internacional é muito heterogêneo e os públicos de cada mercado também estão cada vez mais, dentro da infinita variedade de opções oferecidas pelo entretenimento digital. Uma abordagem do tipo "tamanho único" não é suficiente em um ambiente tão competitivo com atores tão exigentes, que exigirá uma abordagem "sob medida". Os operadores devem aprender com seus clientes e adaptar seus produtos de acordo com eles. Isso não apenas aumentará seu nível de lealdade, mas também permitirá que operadores e fornecedores aprendam e desenvolvam novos produtos com potencial para serem usados ​​em outros lugares.

Desde o início e por sua vocação para projeção internacional, na R. Franco Digital desenvolvemos serviços que pudessem ser utilizados em qualquer contexto geográfico e legislativo, para que pudessem também ser personalizados com base nas necessidades de cada operador. O resultado dos nossos esforços para oferecer a melhor solução global é a nossa plataforma IRIS: de arquitetura totalmente aberta, possui todas as opções de personalização, configuração de jogos de diferentes operadoras, permite o gerenciamento de players e inclui administração de gateways de pagamento, entre muitos outros recursos. É a solução ideal para as empresas que desejam entrar no mercado online, ou para quem deseja integrá-lo a outros prestadores de serviços ou ferramentas de gestão desenvolvidas por terceiros. Como complemento, temos o IRIS Power Vault: um aplicativo que envia ao agente regulador as informações exigidas pela legislação, como transações, dados do jogador, GGR ou dados sobre jogos responsáveis, com a opção de fazê-lo em tempo real ou diferido.

Também temos dois outros serviços que completam a oferta; nossa divisão R. Franco Games recolhe a adaptação online de jogos de sucesso do Grupo, bem como o desenvolvimento de novas criações. É um extenso catálogo de jogos de rolo, máquina B (AWP), video poker, video bingo, roleta, cassino e mini-jogos; por último, oferecemos aos nossos clientes o OnMix RF, um terminal touchscreen multigame capaz de integrar jogos de diferentes provedores, conectar com diferentes periféricos e estabelecer redes com outros terminais de jogos.

Atualmente, nossa plataforma e nossos jogos são certificados, testados e funcionam com sucesso no mercado colombiano; no ano passado, fechamos um acordo na Colômbia com a Corredor Empresarial (a maior rede de jogos comerciais da Colômbia) para lhe fornecer a plataforma IRIS e o catálogo de jogos online.

O que diferenciará os líderes dos demais será conseguir os parceiros certos para fornecer a tecnologia, conteúdo e experiência necessários para aproveitar ao máximo a oportunidade oferecida pelo mercado colombiano. Cientes disso, fomos para a GOL EXPO COLOMBIA este ano para oferecer nossa gama de soluções globais para operadoras colombianas que desejam mudar de fornecedor ou dar um salto para o mundo digital.

Fonte: GMB