JUE 28 DE MARZO DE 2024 - 23:35hs.
De 4 a 8 de abril

Arábia Saudita realizará primeiro torneio de cartas com prêmios em dinheiro

O perfil oficial do Twitter da Autoridade Geral de Esporte da Arábia Saudita (GSA) anunciou que o país realizaria sua primeira competição nacional de jogo de cartas com os prêmios em dinheiro, de 4 a 8 de abril, no Centro de Estudos e Pesquisa de Petróleo do Rei Abdullah, na Riyadh, capital do país. O concurso será centrado em torno de Baloot, um jogo de cartas local muito popular.

A competição, que será supervisionada pela Federação da Arábia Saudita para o Desporto Eletrônico e Intelectual, será centrada em torno do Baloot, um jogo de cartas local extremamente popular, com semelhanças com o jogo francês Belote. O Baloot também está disponível em vários aplicativos para celulares Android e iOS, alguns dos quais estão entre os principais aplicativos de jogos da Arábia Saudita.

Os quatro primeiros colocados do concurso compartilharão uma bolsa total de US$ 270.000, metade dos quais será para o vencedor geral. Muitos observadores expressaram surpresa pelo valor dos prêmios, dada a falta de precedentes para o concurso.

Previsivelmente, a notícia do torneio encantou os fãs de Baloot do país enquanto enfurecia os conservadores sociais, alguns dos quais veem mesmo o jogo do xadrez como um desperdício de tempo que promove a atividade de jogo proibida.

Esses conservadores devem se preparar para uma indignação ainda maior, como disse um veterano jogador de Baloot à Arab News que espera que as mulheres participem do concurso. Supondo que seja permitido, marcaria outro passo ousado para as mulheres sauditas, que finalmente poderão dirigir carros a partir de junho.

O fim da proibição da condução feminina faz parte do programa Vision 2030 do príncipe herdeiro Mohammad Bin Salman, que visa remodelar a economia nacional para criar um país mais moderno e secular.

Fonte: GMB / Calvin Ayre