MAR 16 DE ABRIL DE 2024 - 09:05hs.
Adiada para abril ou mais

Lei de implementação de IR é adiada novamente no Japão

A lei de implementação de IR não será submetida à legislatura neste mês, conforme planejado, criando dúvidas sobre o cronograma do projeto. Os dois partidos da coalizão governista realizaram a primeira reunião oficial da equipe de trabalho conjunta do IR sob a presidência do ex-ministro de Relações Exteriores, Fumio Kishida.

Quando o encontro do Partido Liberal Democrata com o partido Komeito terminou, Takeshi Iwaya, um dos maiores defensores dos IRs, disse aos repórteres que era "impossível", desde o ponto de vista do planejamento para o gabinete apresentar a legislação neste mês. Terá de esperar até abril ou até mesmo mais tarde.

Isso cria um cenário que os legisladores pro-IR esperavam evitar. A sessão regular da Assembleia está programada para terminar em 20 de junho, e parece que a Lei de Implementação de IR pode esbarrar no prazo.

As duas partes da coalizão governista estão atualmente distantes em suas opiniões sobre a regulamentação da indústria de resorts integrados. Muitos legisladores do Partido Democrata Liberal apoiam uma regulamentação mais frouxa e refletem pontos de vista próximos aos dos principais operadores internacionais. O Komeito é muito mais cético sobre todo o projeto de IR e quer ver uma regulamentação rígida e rigorosa.

Os escândalos de corrupção denunciados contra o primeiro-ministro Shinzo Abe também estão criando um arrasto no cronograma. Os partidos de oposição boicotaram a maioria das sessões parlamentares na semana passada.

Fonte: GMB / AG Brief