VIE 3 DE MAYO DE 2024 - 09:56hs.
Processo de privatização

França planeja vender 50% do grupo de loteria via IPO

O governo francês está planejando vender uma participação de cerca de 50% na companhia de loteria francesa Francaise des Jeux (FDJ) por meio de uma oferta no mercado de ações, já que dá início a uma onda de privatizações, informou o Journal du Dimanche esta semana.

O governo anunciou planos para vender 10 bilhões de euros em participações em empresas estatais para arrecadar dinheiro para um novo fundo para financiar a inovação, uma promessa eleitoral do presidente Emmanuel Macron.

A empresa de loterias há muito é sinalizada como uma das primeiras candidatas a uma privatização.

O banco de investimentos BNP Paribas, bem como o escritório de advocacia Weil, Gotshal & Manges, foram nomeadas pela estatal francesa APE a preparar o caminho para a venda da FDJ, que tem 72% de seu capital nas mãos do governo.

O estado finalmente optou por abrir a venda ao público por meio de uma oferta no mercado de ações, em uma reforma da FDJ que deve ser finalizada no início de 2019, informou o Journal du Dimanche (JDD), citando fontes.

O Estado francês manterá uma participação perto de 25% na companhia, a segunda maior loteria da Europa, depois da italiana Lottomatica, enquanto um investidor privado vindo do setor de jogos ou mídia também poderia ter uma fatia do capital, disse a JDD.

O Ministério da Economia se recusou a comentar, enquanto a holding estatal APE não pôde ser contatada para comentar o assunto.

Fonte: GMB / Reuters