MAR 23 DE DICIEMBRE DE 2025 - 08:15hs.
Novo relatório

Previsão de crescimento para Macau em 2018 é de 5,8%

A economia de Macau deverá crescer 5,8% este ano, seguido por um crescimento de 3,9% em 2019, de acordo com um relatório da Economist Intelligence Unit (EIU). A entidade também afirma que as tentativas do governo de Macau de diversificar a economia além do jogo continuarão sendo largamente mal sucedidas.

O site de notícias The Macau Hub divulgou a previsão da EIU de que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da região administrativa continuará a ser impulsionado pelo setor de jogos, que já registrou receita bruta (GGR) abaixo do esperado no ano passado.

A Direção de Serviços de Estatística e Censos de Macau (DSEC) publicou anteriormente dados para o primeiro semestre do ano, mostrando um crescimento de 7,6% do PIB ano a ano.

A EIU disse que as tentativas do governo de Macau de diversificar a economia fora do jogo continuariam sem sucesso. No entanto, de acordo com a EIU, o governo deve continuar trabalhando para aumentar suas atividades de turismo não relacionadas ao jogo para impulsionar o setor de entretenimento.

Com o tufão Mangkhut atingindo a cidade no outro final de semana, vários analistas haviam ajustado suas projeções de GGR para o trimestre. O efeito geral sobre a economia, no entanto, é visto como insignificante.

A EIU espera que uma desaceleração na economia da China continental afete Macau; no entanto, isso será compensado um pouco pelo aumento do valor gasto pelos visitantes da China.

O forte desempenho de Macau em 2017, muito devido ao crescimento do negócio de jogos VIP, foi precedido por três anos de contração, devido em parte à campanha anti-corrupção do governo chinês, que reprimiu as saídas para Macau.

Fonte: GMB / Calvin Ayre