LUN 18 DE MARZO DE 2024 - 23:28hs.
Segundo Deputado

Filipinas devem considerar a regulamentação do jogo online para moradores

Gus S. Tambunting, deputado do 2º Distrito da Cidade de Paranaque e presidente do Comitê de Jogos e Diversões, diz que as Filipinas eventualmente precisarão regulamentar o jogo online para os moradores locais afim de controlarem o jogo ilegal e gerar receita. Ele acrescentou que muitos moradores apostam online, apesar da proibição que o presidente Rodrigo Duterte tentou aplicar com rigor.

"Eu sei que isso ainda está acontecendo", disse ele à margem do ASEAN Gaming Summit, em Manila. "Alguém aqui pode acessá-lo e buscá-lo em qualquer lugar."

Ele reconheceu, que dada a força da oposição de Duterte e da Igreja Católica, que a perspectiva de regulamentação não é iminente. No entanto, ele diz que é algo que é necessário.

"Agora, abrir a porta não seria uma boa ideia", disse ele. "Eu acho que também seria muito impopular para a Igreja".

"Acho que estamos apenas atrasando a perspectiva, mas eventualmente teremos que ir por esse caminho", disse ele, referindo-se à regulamentação. "Em cerca de cinco anos após a atual administração."

As Filipinas são a única jurisdição na Ásia que permite jogos de azar on-line, mas apenas para empresas de fachada estrangeira.

Desde que assumiu o cargo, Duterte tem procurado reprimir com força o jogo ilegal ou qualquer operador online que tenha como alvo os locais. Como parte do abalo, a Philippine Gaming and Amusement Corp. começou a emitir licenças para empresas online, conhecidas como licenças de Operador de Jogo Offshore das Filipinas, ou POGOs.

O presidente da PAGCOR, Andrea Domingo, disse que o regulador obteve de seus licenciados em jogos on-line uma receita total de US$ 128,5 milhões em 2018, superando sua meta.

Fonte: GMB / AG Brief