SÁB 20 DE ABRIL DE 2024 - 05:53hs.
Novo artigo da empresa sobre o tema

Digitain: “A América Latina parece ser o próximo grande mercado de jogos móveis”

A Digitain lançou um novo trabalho intitulado “Jogos móveis na América Latina: Como a indústria mudou em 3 anos?”, em que a empresa analisa o setor na região prevendo que valerá mais de US$ 2 bilhões este ano. Os principais mercados seriam Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru.

A América Latina terminou 2018 com um crescimento de 19% em relação ao ano anterior nas plataformas móveis. E as previsões dizem que até 2021 haverá mais de 235 milhões de usuários de smartphones. A América Latina está passando por um rápido avanço e alcançando rapidamente os líderes do mercado global.

Números

A América Latina é composta por 26 países. Coletivamente, é duas vezes maior que a Europa e tem quase o mesmo número de pessoas. E se todos os países estiverem consolidados, como a União Européia, seria o quarto maior. No entanto, ainda está fora do radar para a maioria dos desenvolvedores de software de jogos online.

Geralmente, isso se deve ao fato de que existem disparidades de renda e baixa propriedade de conta bancária. Esses fatos, combinados com o recente declínio econômico regional, dificultam os negócios. Mas ainda há boas razões para os desenvolvedores e operadores de software de jogos considerarem levar seus negócios para a América Latina. Como parece, será o próximo grande mercado de jogos móveis.

Por um lado, a pesquisa da indústria mostra que o mercado de jogos e jogos para dispositivos móveis da América Latina terá um valor superior a US $ 2 bilhões este ano, tornando-o mais de três vezes maior que o sudeste da Ásia. Além disso, as taxas de crescimento são semelhantes para ambas as regiões. O crescimento deve continuar, embora apenas algo em torno de 150 milhões de aproximadamente 630 milhões de pessoas tenham smartphones. A maioria reside no Brasil, México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru.

Investimentos para obter um retorno

Nos últimos anos, a América Latina se transformou em um mercado potencialmente enorme, que já representa 4% da receita total de jogos do mundo. Mas pesquisas mostram que os desenvolvedores de software de jogos de azar on-line não consideram esse mercado importante e gastam menos de 1% de seu orçamento anual de anúncios na América Latina.

A chave para o crescimento dos jogos on-line na América Latina está em considerá-lo como uma região em vez de uma coleção de países. O México tem 130 milhões de pessoas e é um dos 20 países que falam espanhol. Por outro lado, há o Brasil, com mais de 200 milhões de pessoas falando português. Este fato, por si só, torna muito fácil segmentar potenciais jogadores nesta região com base na linguagem. O que significa que a América Latina tem pouca complexidade lingüística na Europa ou na Ásia. As equipes de operadores podem fazer parceria com um especialista local na região e ainda gerenciar campanhas globais de aquisição.

Outra coisa a ter em mente é que você precisa apelar para a nova geração de jogadores, aqueles que preferem jogos de azar on-line - por exemplo, millennials (geração nascida entre 1985 e 2000) que valorizam experiências on-line personalizadas e inovadoras. Esta é uma razão pela qual os jogos temáticos em torno de uma variedade de nichos são tão populares on-line, proporcionando escolha para qualquer tipo de jogador, independentemente de quão variados seus interesses.

Os millennials também querem poder escolher entre múltiplos pontos de contato. Proporcionar uma experiência omnicanal que permita a reprodução em dispositivos móveis e de desktop é crucial. As pessoas na América Latina preferem jogos e jogos móveis, o mesmo que no mundo ocidental. É apenas mais uma área que as operadoras de jogos de azar on-line devem considerar ao expandir para esse mercado.

Últimas palavras

Mesmo que as restrições ao jogo permaneçam em vigor em todo o mundo, os governos estão começando a ver os benefícios de uma indústria de jogos de azar legal, mas regulada. Mas até que os operadores de apostas online vejam uma mudança significativa na legislação dos EUA e da Europa, eles estão à procura de novas oportunidades. Portanto, não é de admirar que a América Latina seja um dos novos alvos.

Com a população do continente em mais de 600 milhões, há um enorme público lá fora. E as pessoas têm um forte apetite pelo jogo. Além disso, viagens e turismo estão crescendo na região - a uma taxa de 5,1% ao ano entre 2010 e 2020 - o que adiciona o potencial para o turismo de jogo. Embora ainda seja preciso ver quais operadores de jogos de azar on-line e provedores de software estarão no topo, não há dúvida de que grandes organizações com experiência em trabalhar internacionalmente têm uma clara vantagem.

Fonte: GMB / Digitain