Os números citados no estudo mostram que a maioria dos jogadores participou de jogos de loteria da SELAE e da ONCE. No total, 6,6 milhões de pessoas, ou 19,4% da população, visitaram um cassino, bingo ou loja de apostas durante o período estudado.
“Com relação aos jogos gerenciados por operadores privados, a análise conclui que eles atraíram públicos mais restritos de diferentes gerações, destacando que seus clientes são divididos entre aqueles que jogam por curiosidade e aqueles que jogam como hobby e porque oferecem espaços para socializar. com amigos e conhecidos”, disse um porta-voz da CEJUEGO, cujos membros incluem Cirsa, Codere e Grupo R. Franco.
O estudo, conduzido pelo Instituto de Política e Governança da Universidade Carlos III de Madri, revelou que 1,5 milhão de pessoas apostaram on-line durante o período, o que representa apenas 0,9% da população.
"Esse grupo mostra padrões de comportamento dispersos, desde aqueles que jogam de maneira estável até aqueles que o fazem por curiosidade ou que apostam em um jogo emocionante", disse a CEJUEGO.
“O comportamento desses usuários indica que eles aprenderam a jogar on-line e racionalizar seu uso - sessões mais curtas, gastos mensais moderados ou diminuições no consumo de alguns jogos.”
A Espanha continua entre os países com as taxas mais baixas de jogo problemático, de acordo com os dados. A taxa de jogo problemática na Espanha é de 0,3% e, segundo a CEJUEGO, “não aumentou nos últimos anos”.
Dados do Ministério da Saúde, citados pela CEJUEGO, mostram que havia 7 mil pessoas diagnosticadas com vício em jogos de azar em 2018 - apenas 0,02% dos adultos.
“A Espanha continua sendo um dos cinco países do mundo com a menor taxa de risco de jogo, juntamente com a França, Alemanha, Suécia e Noruega”, disse a CEJUEGO.
O mercado de jogos online espanhol continua a crescer em termos de receita, com os números da DGOJ mostrando um aumento de 20,1% na receita no primeiro trimestre do ano.
A receita bruta de jogos nos três meses até 31 de março de 2019 totalizou € 193,3 milhões, acima dos € 163,3 milhões no mesmo período do ano passado e um aumento de 2,14% em relação aos € 189,2 milhões registrados no último trimestre de 2018.
Fonte: GMB / iGgaming Business