SÁB 27 DE ABRIL DE 2024 - 00:25hs.
Andrés Manuel López Obrador

Presidente mexicano confirma fusão de loteria

O presidente Andrés Manuel López Obrador confirmou que duas loterias mexicanas se unirão criando uma das maiores loterias da região. A Loteria Nacional para a Assistência Pública se fundirá com a outra loteria estadual, os Pronósticos para a Asistencia Pública (Pronósticos). 'É uma fusão, que foi acordada, para economizar despesas operacionais', disse López Obrador.

Durante uma coletiva de imprensa realizada no Palácio Nacional da Cidade do México, López Obrador não descartou o cancelamento de concessões vinculadas a ex-funcionários federais, no caso de serem detectadas irregularidades.

"É uma fusão, que foi acordada, para economizar despesas operacionais", disse ele.

A fusão das duas agências tem o objetivo de reverter o déficit de 540 milhões de pesos (US$ 28,5 milhões) da Lotenal, gerado a partir de 2008, quando o Imposto sobre Produtos Especiais e Serviços (IEPS) foi colocado sobre a loteria. O IEPS incide sobre determinados produtos que são considerados prejudiciais de alguma forma para a população ou ambiente, como refrigerantes, cigarros, álcool e gasolina e já é imposta aos cassinos em que se encontra em 30%.

Em 2015, o Escritório de Auditoria do México confirmou que a LOTENAL estava em crescente crise, uma vez que a loteria havia parado de fazer doações para instituições de caridade públicas e dependia de dinheiro do governo para poder subsistir e até mesmo distribuir prêmios em alguns casos. Como resultado, o Escritório de Auditoria aconselhou que o Poder Executivo dissolvesse a loteria por não ter cumprido seu objetivo, que era levantar dinheiro para causas de caridade.

No entanto, o governo há algum tempo vem buscando outra solução e, em vez de abandonar a loteria e tem procurado a viabilidade de eventualmente fundir a LOTENAL com a Pronósticos.

As vendas da Pronósticos são maiores e sua rede de vendas é muito mais avançada do que a LOTENAL, cujas vendas estão em declínio há mais de dez anos. A Pronósticos Deportivos ainda é muito popular, e já é a principal vendedora do bilhete eletrônico da Loteria Nacional, com vendas de 600 milhões de pesos (US$ 31,6 milhões) por ano.

Fonte: GMB