JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 17:12hs.
Negócio de longa data

AFC e Sportradar renovam parceria de integridade

A Confederação Asiática de Futebol (AFC) e a Sportradar renovaram uma das mais antigas parcerias de integridade no esporte mundial até a Copa Asiática da AFC China 2023. Segundo o contrato, a Sportradar continuará a apoiar a Unidade de Integridade da AFC com os Serviços de Inteligência e Investigação (I&I), que se mostraram vitais na luta contra a manipulação de resultados na região.

A partir de 2013, a AFC e a Sportradar criaram uma formidável parceria de integridade, definida pela identificação e forte ação contra a manipulação de resultados, que fez com que a Unidade de Integridade da AFC se tornasse uma das líderes globais em integridade esportiva.

Os efeitos dessa forte parceria já são claros de se ver, com uma redução acentuada nas questões de manipulação de resultados no futebol asiático, liderada pelo processo bem-sucedido de vários casos marcantes.

A postura de tolerância zero da AFC contra manipulação de resultados, apoiada pelos recursos de inteligência e investigação da Sportradar, permitiu uma forte abordagem probatória para perseguir e combater os manipuladores na região.

Em termos de realizações técnicas, um grande marco ocorreu em 2017 com o lançamento do aplicativo móvel de integridade da AFC, permitindo que fãs, jogadores e oficiais relatassem preocupações diretamente à Unidade de Integridade da AFC. Como parte do novo contrato, este aplicativo móvel será atualizado para permitir a comunicação de incidentes de doping, bullying e assédio também. As crescentes capacidades de inteligência do Sportradar também permitirão à AFC tirar proveito de seus conhecimentos nas áreas antidoping, fraude de idade, segurança de estádios e questões de compliance nos próximos anos.

O presidente da AFC, Shaikh Salman bin Ebrahim Al Khalifa, que se juntou ao CEO da Sportradar, Carsten Koerl, na assinatura, disse: "O Sportradar é um parceiro valioso e confiável desde 2013, e estamos muito orgulhosos do que realizamos juntos para ajudar a proteger a integridade do futebol asiático.”

“No entanto, não podemos ficar parados e nos tornar complacentes, é por isso que nossa cooperação evoluiu ao longo dos anos para incluir medidas de detecção, proteção, prevenção e denúncia. Com isso, o futebol asiático tem o nível de proteção à integridade que convém aos nossos fãs leais e apaixonados em todo o continente.”

Carsten Koerl acrescentou: “Temos orgulho de ser parceiros da AFC desde 2013 e temos o prazer de estender nosso contrato de integridade para os próximos quatro anos. Nossa parceria foi caracterizada por ação e inovação na luta contra a manipulação de resultados e uma forte cooperação tem sido central para isso. Desde o primeiro dia, a AFC procurou tornar a integridade sua principal prioridade e isso levou a muitos resultados positivos, incluindo um claro declínio nas questões de manipulação de resultados em toda a Ásia.”

“Sportradar está comprometida com o desenvolvimento dos Serviços de Integridade e fez sérios investimentos na inteligência, investigação e antidoping para garantir que nosso serviço permaneça o padrão ouro em integridade. Esperamos continuar com nosso próximo relacionamento de trabalho com a AFC nos próximos anos e desempenhar um papel ainda maior, ajudando a manter a integridade do futebol asiático”.

Benoit Pasquier, Consultor Jurídico Geral e Diretor de Assuntos Jurídicos da AFC, acrescentou: “A parceria e colaboração com a Sportradar têm sido uma verdadeira história de sucesso. Eles forneceram excelente apoio para ajudar nas principais investigações e, ao mesmo tempo, vimos uma redução significativa no número de correspondências que são preocupantes. Isso demonstra, embora não haja espaço para complacência, que estamos preparados para enfrentar aqueles que desejam manipular nosso esporte.”

Fonte: GMB