SÁB 18 DE MAYO DE 2024 - 19:50hs.
Anúncio oficial

Colômbia retoma operação dos jogos com normas rígidas de segurança

Diante da emergência de saúde gerada pela pandemia de COVID-19, o setor de jogos na Colômbia foi seriamente afetado, como em todo o mundo. Nessa situação, o Governo Nacional emitiu um decreto no qual medidas são adotadas para que as empresas possam operar novamente, após o término da quarentena, sob condições estritas de segurança sanitária.

Como aconteceu em diversos paises, o setor de jogos teve problemas no fluxo de caixa para cumprir obrigações com custos operacionais e administrativos da atividade, devido à suspensão dos sorteios e ao fechamento provisório dos cassinos. Assim afirma a Federação Colombiana de Empresários de Jogos de Sorte e Azar.

Essa situação difícultou as empresas do setor pagarem os direitos de exploração, os recursos transferidos para a saúde dos colombianos e para as finanças públicas do país.

Em razão disso, o Governo Nacional emitiu um decreto no qual medidas serão adotadas para que as empresas possam operar novamente, após o término da quarentena, sob condições estritas de segurança sanitária.

Conforme estabelecido, os operadores de jogos, em coordenação com as entidades que administram a atividade e as autoridades de saúde do país, adotarão protocolos para a prevenção da propagação e disseminação da Covid-19 para realizar os sorteios, reativação da venda de bilhetes ou créditos para participação nos pontos de venda e a abertura de estabelecimentos comerciais.

"A abertura das instalações comerciais deve estar sujeita à capacidade dos estabelecimentos e às medidas de capacidade e distanciamento social que, para esse fim, são definidas pela Coljuegos e pelo Ministério da Saúde e Proteção Social", afirma o decreto.

Além disso, os operadores de jogos podem solicitar uma redução temporária do levantamento da medida de suspensão de contratos e, por até seis meses, do número de elementos de jogo autorizados nos contratos de concessão, levando em consideração as restrições de medição adotadas para a abertura das instalações.

Fonte: GMB / RCN Radio (Colombia)