SÁB 18 DE MAYO DE 2024 - 20:15hs.
Alemanha

Retorno da Bundesliga é adiado pelo governo alemão

A Bundesliga da Alemanha não retornará em 9 de maio, como era esperado anteriormente, depois que o governo alemão adiou uma decisão sobre o retorno da liga até a próxima semana. A chanceler Angela Merkel e os chefes dos estados realizaram uma reunião por vídeo na quinta-feira para discutir o impacto do coronavírus no país. A liga, que teve uma partida pela última vez no início de março, ainda tem nove rodadas a disputar para completar a temporada.

O chefe da chancelaria, Helge Braun, e as chancelarias estaduais federais estão agora prontos para apresentar um projeto de resolução para a próxima reunião "Bund and Lander" entre Merkel e os líderes dos estados federais em 6 de maio, afirma a Sportschau.

Na semana passada, a Liga Alemã de Futebol (DFL) disse que estaria pronta para retornar no dia 9 de maio, acrescentando que não estava em suas mãos, mas nas mãos dos políticos.

Com a decisão de um possível retorno da Bundesliga agora adiada até a próxima semana, o reinício em 9 de maio está fora de questão.

"É claro que a DFL aceita que não foi tomada nenhuma decisão sobre a retomada da Bundesliga e da Bundesliga 2", disse a Liga Alemã de Futebol em comunicado no Twitter, acrescentando que a liga e os clubes continuarão seus preparativos para o reinício da temporada em maio.

No início desta semana, fontes disseram à ESPN que os clubes estão confiantes de que a Bundesliga voltará em maio, independentemente do que seria decidido na reunião de vídeo.

A liga, que teve jogos pela última vez no início de março, ainda tem nove rodadas para completar a temporada.

Os clubes da Bundesliga continuam treinando em pequenos grupos, mas ainda não retomaram o treinamento completo das equipes, alguns treinadores pediram pelo menos 10 dias de treinamento antes do primeiro jogo.

A DFL confirmou na quinta-feira que começou a testar os jogadores da Bundesliga e da Bundesliga 2 quanto ao coronavírus.

Jogadores e funcionários de cada clube serão testados até duas vezes por semana, um total estimado de 20.000 testes até o final de junho, ocupando menos de 0,4% da atual capacidade semanal de testes da Alemanha.

O futebol alemão quer terminar a temporada até 30 de junho para evitar problemas legais com acordos de empréstimos e contratos que terminam nesse período.

A DFL, que representa os 36 clubes das duas series superiores, e seu CEO Christian Seifert argumentaram que 56.000 empregos no futebol estavam em risco e o CEO do Borussia Dortmund Hans-Joachim Watzke alertou que um retorno em junho pode ser tarde demais para o futebol.

Embora as precauções da liga para prevenir o coronavírus tenham sido aprovadas na conferência dos ministros do esporte e pelo Ministério do Trabalho, alguns legisladores acharam que não era o momento certo para discutir o retorno da Bundesliga antes de outras medidas.

"Playgrounds, jardins de infância fechados, e a Bundesliga está de volta. Simplesmente não se encaixa", disse Dietmar Woidke, presidente do Ministério de Brandemburgo, na Rádio RBB nesta quinta-feira.

Stephan Weil, o homólogo de Woidke na Baixa Saxônia, explicou na ARD TV que ele não acredita que seja "justificado o retorno da Bundesliga e que não temos perspectiva para as crianças ou esportes de massa".

Fonte: ESPN