SÁB 18 DE MAYO DE 2024 - 18:01hs.
Tempos de crise

Aviso da MGA sobre a COVID-19 e integridade esportiva

A pandemia do COVID-19 teve um impacto perturbador nos esportes em todo o mundo e, por correlação, o setor de apostas está enfrentando desafios sem precedentes. A Malta Gaming Authority (MGA) entende que está longe de ser uma atividade comercial usual para as operadoras e, portanto, está aumentando o alcance da indústria como meio de estabelecer expectativas regulatórias nesses tempos turbulentos. A entidade emitiu uma declaração com uma série de recomendações.

A maioria dos eventos esportivos já parou completamente, assim como os mercados de apostas. Isso naturalmente estimulará o interesse em que as operadoras de apostas procurem outro lugar, incluindo apostas em eventos com perfis de risco diferentes daqueles oferecidos tradicionalmente. Isso inclui apostar em eventos esportivos que não são realizados no mesmo nível profissional que os eventos esportivos mais tradicionais nos quais as apostas são normalmente oferecidas, incluindo, mas não se limitando a, esportes amadores ou de ligas menores.

O eSports é um desses mercados de apostas que pode ter um impulso significativo durante esses tempos. Até os esportes tradicionais e seus respectivos órgãos dirigentes recorreram ao eSports, com alguns já hospedando versões simuladas de seus eventos digitalmente. Assim como outros esportes, o eSports tem níveis variados de torneios profissionais, semi-profissionais e amadores e, embora muitos eventos de eSports sejam organizados de maneira altamente profissional, outros não. E em um novo setor, como o eSports, essa distinção pode não ser fácil de fazer.

A fim de proteger a integridade de tais eventos e alertar os operadores de apostas sobre os riscos envolvidos, a Malta Gaming Authority está, portanto, recomendando o seguinte:

• Os operadores devem considerar que todos os eventos de eSports estão sendo executados on-line e, portanto, carecem das verificações de integridade padrão realizadas nos eventos.

• Os operadores devem garantir que as partidas não sejam pré-gravadas e as equipes de risco devem estar cientes de que as partidas de eSports nem sempre são transmitidas em tempo real, e geralmente há um atraso predefinido entre a partida real e a transmissão pública.

• Os operadores devem garantir que os clientes entendam a distinção entre eSports e esportes virtuais, em que o resultado deste último é determinado por um gerador de números aleatórios.

• Os operadores devem verificar se os torneios se beneficiam dos controles de integridade e se os participantes são profissionais ou não, ao decidir quais mercados de apostas oferecer.

• Os operadores devem buscar informações sobre os participantes / oficiais envolvidos nos eventos de eSports com organizadores de torneios comunicativos ou com informações publicamente disponíveis.

• Os operadores devem manter suas verificações de integridade e fraude, incluindo garantir que os participantes / oficiais envolvidos nos eventos de eSports não façam apostas.

• Os organizadores de torneios, emissoras e órgãos de administração esportiva (SGBs) devem revisar quaisquer políticas relacionadas ao uso indevido de informações privilegiadas, de modo a incluir também quaisquer participantes ou oficiais envolvidos em seus eventos de eSports.

• Qualquer atividade suspeita de apostas deve ser relatada ao regulador do jogo.

• Qualquer outra atividade suspeita (não relacionada a apostas) pertinente a um evento de eSports deve ser relatada ao SGB correspondente e/ou o organizador do evento.

Fonte: MGA