VIE 3 DE MAYO DE 2024 - 20:53hs.
O plano atual da entidade é recomeçar

Liga espanhola volta no dia 12 de junho e terá maratona de 35 dias seguidos de futebol

A La Liga, entidade que organiza as duas primeiras divisões no futebol da Espanha, anunciou que a bateria de testes entre os 42 times dos dois torneios apontou cinco resultados positivos para coronavírus entre os jogadores. Todos estão isolados, sem sintomas. Entre eles está o lateral-esquerdo brasileiro Renan Lodi. O presidente da Liga, Javier Tebas, afirmou que espera retorno do torneio no dia 12 de junho e prometeu futebol diariamente por 35 dias.

De acordo com Tebas, foram oito resultados positivos em 2,5 mil testes realizados entre os jogadores e outros funcionários e membros das comissões técnicas dos clubes. A liga afirmou que os atletas ficarão isolados e poderão providenciar testes para pessoas que convivam com eles.

Com tais resultados, o futebol espanhol faz planos. Em sua participação no programa “Vamos”, da emissora “Movistar+”, Tebas lançou a campanha “VolverEsGanar”, ou “VoltarÉGanhar”, em português. O dirigente prometeu futebol diariamente por 35 dias.

O presidente da La Liga confirmou que o plano atual da entidade é recomeçar o Campeonato Espanhol e a Segunda Divisão no dia 12 de junho, uma sexta-feira. Com isso, o torneio iria até o dia 17 de julho. ”Ninguém sabe. Vai depender das possíveis reviravoltas e que todos cumpram as normas. O vírus segue por aí. Mas se é possível voltar no dia 12 de junho, melhor”, declarou Tebas.

Segundo o "As", a liga espanhola avisou aos 20 representantes da primeira divisão que o recomeço do campeonato será no dia 12 de junho. Os clubes começaram os treinos neste fim de semana já tendo em mente que o retorno dos jogos deve acontecer nesta data. Com isso, haveria praticamente um mês de recuperação do confinamento provocado pela pandemia do coronavírus. Enquanto isso, a LFP anunciou neste domingo que cinco jogadores testaram positivo para o COVID-19.

De acordo com a reportagem do jornal espanhol deste domingo, a retomada no dia 12 de junho ainda depende da aprovação do Ministério da Saúde. Outra alternativa é recomeçar no dia 19 de junho. Dessa forma, o Campeonato Espanhol ocorreria nos meses de junho e julho, e agosto seria o mês para outras competições, como a Liga dos Campeões (Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid seguem vivos no torneio).

No início de maio, o governo espanhol anunciou um plano de desconfinamento para jogadores profissionais de futebol: após exames médicos, treinamentos individuais e sessões em pequenos grupos. As partidas serão autorizadas na quarta e última fase, com a condição de não reunir mais de 400 pessoas no local. A Liga espera "um retorno às competições em junho" com portões fechados.

Em seu comunicado, a LFP também lembra os "próximos passos" para os jogadores que testaram positivo. Primeiro, eles devem permanecer em quarentena "fazendo a mesma atividade física que estavam praticando", alguns dias depois repetirão o exame de triagem e, após obter dois negativos, poderão retornar às instalações do clube.

Entre os jogadores que testaram positivo está Renan Lodi, do Atlético de Madrid, confirmado esta semana com uma mensagem do seu clube nas redes sociais. O campeonato espanhol está suspenso desde março devido à pandemia de coronavírus. A Espanha, um dos países mais afetados pela pandemia com mais de 26.000 mortes, começou nesta semana a reduzir as medidas de confinamento em vigor desde 14 de março, o que permitiu o retorno aos treinos.

Fonte: GMB / Globoesporte.com