VIE 3 DE MAYO DE 2024 - 19:24hs.
COVID-19

O retorno iminente dos esportes profissionais ainda levanta dúvidas no Reino Unido

Um retorno iminente do esporte profissional permanece incerto quando o primeiro-ministro Boris Johnson anunciou sua proposta de relaxar as restrições ao lockdown do coronavírus. Na noite de domingo, abordando as quatro nações do Reino Unido, Johnson lançou um plano em três partes para impulsionar a economia e reabrir a sociedade. Nenhuma menção foi feita aos esportes profissionais, no entanto, lançando dúvidas sobre quando o calendário esportivo retorna.

Johnson anunciou que o governo diminuiu algumas das restrições sociais, incluindo o limite de exercícios ao ar livre. Desde quarta-feira, as pessoas praticam esportes com “membros da família”, com a expectativa de reabertura de algumas quadras de tênis e tacos de golfe esta semana, a critério dos órgãos governamentais.

Mais detalhes do plano serão discutidos mais tarde hoje, segunda-feira, no Parlamento. É previsto que o governo declare que alguns atletas profissionais iniciarão a fase inicial do treinamento restrito da comunidade no final desta semana.

Isso acontece quando se fala em uma data de reinício para a Premier League (EPL) e as corridas do Reino Unido estão começando a aumentar.

Os clubes da Premier League estão programados para se reunir hoje para discutir os planos de "Project Restart", com o objetivo de alcançar uma data de retomada para junho e encerrar os procedimentos da liga.

O EPL apresentou novas recomendações sobre a viabilidade do treinamento da comunidade ao governo, bem como diretrizes adicionais relevantes para o monitoramento de jogadores e funcionários, sublinhando que as partidas devem ser disputadas em condições de saúde de pico.

Tanto os jogadores quanto os administradores ouvirão a conversa antes dos oficiais de futebol se encontrarem na quinta-feira com o secretário da Cultura, Oliver Dowden. Confirma-se que o primeiro-ministro Johnson apoiou as propostas do EPL, como mais um passo para elevar o espírito da nação durante os períodos de pandemia.

Espera-se também que a retomada do Racing Group se encontre ainda hoje, para analisar as medidas que podem ser tomadas para trazer o esporte de volta. Desde 17 de março, o esporte está suspenso, mas foram feitas sugestões de que o esporte possa ser retomado ainda esta semana. A British Horseracing Authority (BHA), no entanto, permaneceu cautelosa ao estabelecer uma data para a retomada.

Na semana passada, Richard Wayman, diretor de operações da BHA, conversou com a Sky Sports Racing e explicou: "Não acho que seria correto sairmos e nomearmos uma data, seria uma data arbitrária. Nosso objetivo é garantir que, quando recebermos a luz verde, estaremos prontos para partir.”

"Uma das piores coisas que podem acontecer nas corridas ou em qualquer esporte é que ele seja retomado e depois de algumas semanas terá que parar porque não acertamos. Nós realmente dependemos do trabalho do Dr. Jerry Hill, o principal consultor médico da BHA que trabalha com outros esportes para garantir que, quando reiniciar, o faça de maneira segura,” disse Wayman.

"Precisamos garantir que passamos por todas as etapas possíveis para garantir que o retorno seja seguro", conclui Wayman.

Fonte: Inkedin