JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 05:21hs.
Entre os dias 12 e 23 de agosto

UEFA anuncia uma 'final eight' em Lisboa para definir a Champions League

A cidade de Lisboa será o palco da reta final da Liga dos Campeões. Nesta quarta-feira, a UEFA anunciou que a capital portuguesa receberá, entre os dias 7 e 23 de agosto, as partidas restantes da competição, mas com algumas alterações importantes. Uma das principais mudanças será o jogo único. Assim que os confrontos das oitavas de final forem concluídos, as fases seguintes serão definidas em apenas uma partida entre as equipes, sem ida e volta. A UEFA também confirmou novas datas para Europa League, Nations League e Champions feminina.

Restam ainda quatro jogos das oitavas de final, que não aconteceram por conta da paralisação do futebol em razão da pandemia. São eles: Manchester City x Real Madrid, Bayern x Chelsea, Juventus x Lyon, Barcelona x Napoli. Estas partidas serão disputadas nos dias 7 e 8 de agosto, valendo como jogo de volta.

Com a mudança da sede, a final de 2021 será em Istambul. A cidade turca receberia a final em 2020, mas fica adiada para o ano seguinte, assim como São Petersburgo, que sediará a decisão em 2022.

Na reunião da UEFA, também ficou definido que a Liga Europa será concluída na Alemanha, entre os dias 10 e 21 de agosto, com exceção das oitavas de final, que ainda não têm sede confirmada. A Champions Feminina será disputada na Espanha. Em todas as competições será permitido que os times façam até cinco alterações por partida.

O ano de 2021 também entrou em pauta. A UEFA confirmou a disputa da Eurocopa para o ano de 2021, começando no dia 11 de junho. A Liga dos Campeões e as outras competições continentais estão mantidas num primeiro momento, e sem alteração de datas.

Os quartos de final jogam-se entre 12 e 15 de agosto, as meias-finais a 18 e 19 de agosto e a final a 23 de agosto. Segundo o Canal 11, já estão reservados oito unidades hoteleiras para as oito equipas finalistas e os centros de treinos estarão disponíveis para as primeiras equipas a chegar.


UEFA confirma novas datas para Europa League, Nations League e Champions feminina

A Champions League teve seu futuro definido nesta quarta-feira (17). Mas a Uefa não falou somente dessa competição em sua reunião. O caminho a ser seguido pela Europa League, pela Champions feminina e pela Nations League também foi conhecido nesta manhã.

No caso da Europa League, o cenário é bastante parecido com o da competição "irmã". Os jogos das quartas de final, semis e final serão realizados na Alemanha, em jogo único e em quatro sedes diferentes: Duisburg, Colônia, Düsseldorf e Gelsenkirchen.

As partidas de volta das oitavas de final ainda não têm local definido. Inter x Getafe e Roma x Sevilla, que nem tiveram os jogos de ida, também funcionarão em jogo único. Os jogos voltam antes da Champions, nos dias 5 e 6 de agosto. As quartas acontecerão em 10 e 11 do mesmo mês, as semis nos dias 16 e 17 e a grande final, no dia 21

A Champions League feminina será realizada na Espanha, no País Basco. O San Mamés, casa do Athletic Bilbao, e o Anoeta, onde a Real Sociedad manda seus jogos, sediarão os jogos restantes da competição. As quartas de final da UWCL acontecerão nos dias 21 e 22 de agosto, enquanto que as semis serão em 25 e 26 e a final está marcada para o dia 30.

Por conta do adiamento do fim da temporada dos clubes, a competição a Nations League de seleções também teve de ser recalendarizada. A primeira rodada do torneio acontecerá entre os dias 3 e 8 de setembro. Depois, entre 10 e 14 de outubro, mais uma sequência de jogos. Por fim, uma terceira rodada acontecerá entre 14 e 18 de novembro.

Os confrontos de mata-mata da Nations também devem ter datas alteradas, especialmente por conta do remanejamento da Euro 2020 para 2021. No entanto, ainda não há informação a esse respeito

Fonte: GMB