JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 17:38hs.
Volodymyr Zelensky

Presidente da Ucrânia assina lei sobre legalização de negócios de jogos de azar

Apesar de um conflito legal com a autoridade reguladora, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, assinou o projeto de lei nº 2.285-d sobre a regulamentação estadual sobre a organização e condução da atividade de jogo de azar no país. O parlamento ucraniano confirmou em seu site que o projeto foi devolvido com a assinatura do chefe de Estado em 11 de agosto.

O presidente Volodymyr Zelensky assinou a lei sobre negócio de jogos de azar, apesar do conflito legal com a autoridade reguladora. Ao mesmo tempo, esperava-se que o presidente vetasse o projeto de lei para sua revisão devido à divergência com as emendas.

Existem dois órgãos mutuamente exclusivos na lei, que devem controlar o negócio de jogos de azar.

Uma norma diz que existe uma comissão especial que regula a atividade. Ao mesmo tempo, há outra alteração, segundo a qual o órgão de controle é determinado pelo Conselho de Ministros.

Também foi relatado que a Rada (Parlamento da Ucrânia) "por engano" expandiu as oportunidades para atividades de cassino. O texto final do projeto de lei diz respeito à permissão para colocar estabelecimentos de jogo também em hotéis de 4 estrelas, embora o documento inicial se referisse apenas a hotéis de 5 estrelas. Rada adotou a lei em 14 de julho.

Entre os principais pontos da lei estão temas como: a introdução de responsabilidade criminal para a organização de jogos de azar sem licença; permissão para ter salas de jogos com caça-níqueis apenas em hotéis de três, quatro ou cinco estrelas; regulamentação de loterias "clássicas" e restrições de idade (maiores de 21 anos podem jogar).

A lei também inclui restrições à publicidade de estabelecimentos de jogos de azar, em particular é proibida a publicidade de jogos de azar como forma de enriquecimento fácil.

Fonte: GMB