MAR 23 DE ABRIL DE 2024 - 10:29hs.
Regulador Conajzar

Paraguai vai outorgar concessão de loteria nacional em outubro

O regulador de jogos de azar do Paraguai, Conajzar, informou que o processo de outorga da concessão para operar a loteria nacional pode terminar em outubro. Uma resolução de 4 de setembro definiu que a TDP SA será responsável pela loteria pelos próximos cinco anos, mas o regulador recebeu um 'recurso de reconsideração' do Consorcio B-Gaming SA e Gambling SA, que precisa ser revisado antes do processo terminar.

O presidente do Conajzar, José Ortiz, disse que estão a apenas um passo da aprovação final. Ele destacou ainda que o processo de outorga da concessão, iniciado em novembro de 2019, foi transparente.

No entanto, Ortiz disse que a licença “está sujeita a confirmação devido a um recurso de reconsideração”. Se a decisão for a favor da TDP SA, o Governo Executivo terá de ratificar a decisão antes de assinar o contrato.

O representante da B-Gaming SA e da Gambling SA, Néstor Povigna, disse: “O recurso de reconsideração foi interposto contra a resolução do Conajzar que concedeu à TDP os direitos da loteria. O recurso é considerado nas normas do processo licitatório como defesa dos participantes contra irregularidades no processo de avaliação das propostas. Este consórcio considera que houve erros graves no processo que devem ser analisados novamente pelo Conajzar.”

Além disso, um porta-voz da TDP SA disse que "a companhia ofereceu pagar taxas mais altas" (19,6% contra 15,51% de Consorcio). Jacinto Estigarribia, da TDP SA, garantiu que a proposta da empresa era a “oferta mais conveniente para o Estado paraguaio”.

Como parte de uma campanha para melhorar a transparência do Conajzar, a Câmara dos Senadores aprovou recentemente um pedido de organizações civis pedindo ao regulador que compartilhe relatórios detalhando onde o regulador alocou o dinheiro dos prêmios não reclamados de 2015 até a data.

O pedido do senador Abel González visa obter estatísticas sobre os prêmios não reclamados, bem como para onde o regulador os encaminhou e se foram enviados para instituições de caridade. O Conajzar deve atender ao pedido do Senado e exercer controle sobre o destino dos prêmios não reclamados. Deve também sancionar os operadores caso não cumpram a lei.

Fonte: GMB