SÁB 20 DE ABRIL DE 2024 - 02:45hs.
Espanha

Associação de trabalhadores de Madri aponta ataque aos empregos com nova legislação

A Associação dos Trabalhadores do Jogo de Madrid (ATJUCAM) uniu-se em defesa de seus empregos “contra o ataque das novas leis que estão em andamento” que irão causar a “destruição total de nossos empregos”. A nova legislação elaborada pela executiva de Isabel Díaz Ayuso fará com que os jogos de azar fechem caso existam perto de um centro educacional, enquanto “é possível comprar tabaco, álcool, um cupom ou uma raspadinha em quiosques próximos a uma escola”.

“Não entendemos por que pretendem encerrar uma atividade como a nossa, que são absolutamente monitoradas por meio de controle de acesso e registro de identidade”, disse a associação.

O porta-voz da ATJUCAM, Iñaki Angulo, afirmou: “Se a lei for aprovada como está, a grande maioria dos estabelecimentos de jogo existentes irão desaparecer e com eles, os nossos empregos. Não é razoável que uma empresa que possui uma licença e atende a todos os requisitos seja forçada a fechar por critérios arbitrários e sem qualquer evidência ou relatório apoiado em dados objetivos. Esta não é a Venezuela.”

Mais de 363.000 estão desempregados na Comunidade de Madrid.

“Os trabalhadores da ATJUCAM exigem do presidente Ayuso um esforço de concertação social que nos permita manter nossos empregos. Somos a favor de medidas que estabeleçam maior controle e proteção efetiva para os jogadores, bem como um melhor planejamento há muito solicitado pelo setor há anos. O que não se admite é fechar centenas de empresas por pressão de partidos populistas que querem apenas substituir o jogo administrado por empresas privadas pelo público”, acrescentou Angulo.

Afirmou ainda que o projecto de lei promovido pela Comunidade de Madrid “não cumpre novos critérios de planificação e não se baseia em nenhum tipo de prova objectiva ou perícia do ponto de vista médico/sanitário”.

“É surpreendente que o governo regional de Madrid, que se proclama defensor da liberdade de mercado, aplique um tratamento discriminatório às empresas de jogo privadas em Madrid, uma vez que as obriga a adoptar medidas que não se aplicam aos estabelecimentos e aos vendedores de lotarias e outros jogos sob gestão pública”, concluiu.

Fonte: GMB / G3 Newswire