JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 16:01hs.
Afetada pela pandemia

Entrada de visitantes em Macau caiu 85% em 2020

Macau assistiu a uma diminuição de 85% no número de turistas durante o ano de 2020, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) da cidade. A contagem de turistas que chegaram ao ano de 2020 foi de quase 5,92 milhões, de acordo com a polícia. Os dados vêm no contexto da interrupção de viagens e turismo ao redor do mundo, em meio à pandemia de COVID-19. Macau teve um “recorde baixo” no número de visitantes em Março do ano passado, registrando apenas 233 visitantes.

A Polícia de Segurança Pública monitora as passagens de fronteira da cidade e cuida de questões de imigração.

Conforme observado no comunicado, a polícia disse que o fluxo de entrada e saída de viajantes começou a sofrer um “declínio rápido” a partir do final de janeiro do ano passado, quando várias medidas para conter a propagação da COVID -19 foram introduzidas.

As medidas incluíram a suspensão, por parte das autoridades da China continental, da emissão de vistos de turismo para visitas a Macau e Hong Kong, a partir de 29 de janeiro de 2020.

Macau teve um “recorde baixo” de chegadas de visitantes em março do ano passado, disse o comentário da polícia. Em 29 de março, apenas 233 visitantes entraram, em comparação com uma média diária de mais de 107.000 em todo o ano de 2019.

Desde o mínimo de Março, os números geralmente mostram uma melhoria incremental em termos de visitantes do continente, o único grupo de consumidores atualmente com direito - na maioria dos casos - à entrada sem quarentena em Macau.

A partir de agosto, os pedidos de visto Individual Visit Scheme (IVS) para ir a Macau foram retomados na província de Guangdong. As viagens sem quarentena de turistas chineses a Macau foram posteriormente alargadas a outras províncias e cidades do continente, a partir de 23 de setembro, refere o anúncio da polícia.

Em dezembro, a média diária de chegadas de turistas foi de 21.000, uma redução de 78,5% em relação ao ano anterior, observou a Polícia de Segurança Pública em seu comunicado.

Em relação ao feriado do Ano Novo Chinês que se aproxima em fevereiro - tradicionalmente um período de pico para o comércio nos resorts de cassino da cidade e empresas de turismo - a autoridade de turismo local disse na quarta-feira que as chegadas de visitantes para o feriado de uma semana podem ser "menores" do que o previsto anteriormente.

O Conselho de Estado da China designou 11 a 17 de fevereiro inclusive, como o período de feriado do Ano Novo Chinês para 2021.

Fonte: GGR Asia