VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 00:11hs.
Poker Fusion, Unfold e Power Up

Hold’em com Omaha, poderes especiais e outros: novos jeitos de praticar poker

O poker está no popular da sociedade há décadas e parte do que torna esse esporte da mente tão especial é sua simplicidade nas regras. Ao mesmo tempo, sua prática é complexa e existe um mar de possibilidades em cada rodada. Mesmo sendo tão consolidado no mundo, é possível encontrar espaço para novas invenções que não deixam de ser interessantes e cativantes para os praticantes de todos os níveis.

Hold’em com Omaha, poderes especiais e outros: novos jeitos de praticar poker

“O Poker Fusion é uma das inovações recentes no mundo do poker online” (Foto: PokerStars)

Hold’em com Omaha, poderes especiais e outros: novos jeitos de praticar poker

(Foto: PokerStars)

(Foto: PokerStars)

Assim como em outros esportes, o poker está evoluindo, se modernizando com tecnologias como a realidade virtual e esse é um processo natural. Seja nos competidores que estão cada vez mais analíticos ou nas modalidades novas que aparecem, não é fácil ficar atualizado sobre as grandes novidades. Entre as mais inovadoras e impactantes, estão o Poker Fusion, o Unfold e o Power Up.

O primeiro citado, o Poker Fusion, é a novidade mais recente que foi anunciada oficialmente pela PokerStars neste segundo semestre. A ideia de unir o Omaha com o Texas Hold’em, as duas modalidades mais populares desse esporte, é algo que se encaixa muito bem, visto que a maioria dos competidores estão acostumados a pelo menos uma dessas duas variações. No início da rodada, os competidores começam a disputa como se fosse o Texas Hold’em, mas após o flop os que ainda estiverem na mão têm direito a outra carta (fechada). Depois do turn, mais uma carta é entregue, e adiante tudo fica exatamente como o Omaha.

A ideia de juntar o melhor das duas modalidades é algo interessante para tornar o poker ainda mais diversificado, e abrir espaço para novos especialistas nesse esporte da mente. Novidade implementada no mundo online pelo PokerStars, é algo que pode alavancar ainda mais a popularidade do poker.

O Fusion Poker tem suas semelhanças com o tradicional Irish Poker, que é uma modalidade que tem como princípio misturar o Texas Hold’em com o Omaha.
 


Já o Power Up tem uma pegada diferente, e é um complemento do Texas Hold’em. Nessa nova modalidade que foi anunciada em 2017, o competidor tem direito a utilizar cartas especiais que podem mudar o rumo da disputa.

São 10 poderes disponíveis no Power Up, e cada um deles caracteriza uma função única que pode alterar completamente o destino do vencedor. Entre as cartas especiais, estão algumas que chamam atenção.

A Engenheiro, por exemplo, faz com que todos os competidores enxerguem as próximas três cartas do baralho. Já o EMP faz com que nenhum outro poder possa ser utilizado durante a rodada, enquanto o Escanear dá possibilidade de escolher as próximas duas cartas do baralho e a Raio-X permite o competidor expor uma carta de cada oponente na mesa.

Esses e outros poderes especiais dão uma roupagem nova ao poker, e fazem com que o competidor tenha que calcular novas possibilidades e chances a cada carta especial utilizada. Tudo isso dá a essa nova modalidade um moderno senso de estratégia que tem um grau de semelhança com jogos como Magic: The Gathering e Hearthstone.

Segundo o site Pokernews, a ideia do PokerStars, que lançou a novidade do Power Up, também ajuda a aproximar ainda mais os fãs dos e-sports para o poker. Já o escritor americano especializado em poker Steve Ruddock, do site US Poker, classifica o Power Up como uma modalidade “que requer muita habilidade” em que é preciso planejamento para utilizar as cartas especiais da melhor maneira.

De maneira diferente, mas também apoiada no Texas Hold’em, está o Unfold. Lançado no segundo semestre deste ano, essa variação é disputada no formato ring game. Como principal diferença para o Hold’em, nessa modalidade o jogador que desiste da mão tem a oportunidade de reentrar na rodada. As regras não são complicadas, e dão uma ação extra ao poker.

O advento do poker online permitiu com que o Power Up, Unfold, Poker Fusion e outras modalidades fossem criadas e rapidamente popularizadas, e o processo de criação para novas maneiras de praticar poker certamente não deve parar. Com a ascensão de todas as formas desse esporte da mente, é de se esperar que cada vez mais haja novidades nesse mundo.