JUE 18 DE ABRIL DE 2024 - 21:20hs.
Decisão favorável

Campeonato Estadual de poker do Rio de Janeiro recebe Habeas Corpus e garante realização

O desembargador José Muiños Piñeiro Filho concedeu um Habeas Corpus ao Campeonato Carioca de Texas Hold’em e garantiu a realização do evento que teve inicio ontem e vai até e vai até o dia 6 no Hotel Windsor Marapendi, na Barra Tijuca. A notícia foi publicada na coluna do jornalista Marcelo Gois, do jornal O Globo, e repercutiu muito bem entre a comunidade do poker nacional com declarações de personalidades como o jogador André Akkari e Igor Federal, ex-presidente da CBTH.

No despacho, o desembargador afirmou que a modalidade do pôquer, a mais popular na maioria dos cassinos, não é um “jogo de azar”, que é proibido por lei. Embora liberado em alguns Estados, um grupo de participantes do Texas Hold’em na própria Barra, já chegou a ser preso e teve problemas com o Ministério Público.

Diferentes personalidades do poker nacional comemoraram a decisão em suas redes sociais. O primeiro foi Igor Federal, ex-presidente da CBTH e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da atividade no Brasil. Ele afirmou que a decisão é um passo de evolução.

“O RJ não poderia ficar atrás do resto do país. Ainda lá, torneios de poker eram fechados como jogo de azar. Isto não acontece mais no mundo inteiro. Vamos evoluir!!”, disse Igor Federal em sua conta no Twitter.

Outro grande nome do poker que se manifestou pelo Twitter foi André Akkari, ex-campeão mundial e embaixador da atividade pelo mundo. Ele afirmou que a medida foi inteligente e parabenizou o jornalista Ancelmo Gois pela publicação da notícia.

“Parabéns a todos os envolvidos no caso do Rio de Janeiro em relação ao poker. Incrível como do Rio não saem notícias boas constantemente, temos que comemorar. O atraso ali é notório. Parabéns ao Ancelmo Gois pela nota também, somente com inteligência nosso país pode sair do buraco”, comentou Akkari.

Mesmo com essa restrição e a necessidade de documentos de permissão, o Rio de Janeiro tem sido palco de grandes eventos de poker com alcance continental e mundial.

Entre os dias 25 de Setembro e 2 de Outubro de 2018, a cidade recebeu o WSOP Circuit Brazil. O evento recebeu milhares de jogadores de diversos países e premiou o campeão do Main Event com mais de R$ 1 milhão.

Devido ao sucesso do WSOP Circuit Brazil, a partypoker, que foi parceira do primeiro evento, decidiu realizar entre os dias 15 e 24 de Março o Millions South America, um campeonato sul americano de poker que também deve grande sucesso, com a participação de grandes nomes do poker, distribuiu R$28 milhões em prêmios e fez parte do calendário oficial da secretária de Esportes do Rio de Janeiro.

Fonte: GMB/ O Globo