JUE 25 DE ABRIL DE 2024 - 10:29hs.
Na reunião de domingo passado

Hipódromo da Gávea estreou o Trakus, sistema de rastreamento eletrônico de animais

O equipamento da Trakus, que permite o rastreamento eletrônico dos animais, fez sua “estreia” – em período de testes e recebendo os devidos ajustes posteriores – no Hipódromo da Gávea. Nesta primeira semana, estará disponível o serviço de interface e a medição dos parciais será implementada a partir de 15 de maio, após os devidos ajustes do equipamento.

O Jockey Club Brasileiro, sempre na vanguarda da atividade, deu início a implantação de importantes medidas e investimentos que proporcionarão um salto de qualidade nas corridas de cavalos promovidas no Hipódromo da Gávea.

O Presidente Raul Lima Neto assinou em outubro de 2021 um termo de compromisso com a empresa americana Trakus, para a medição dos parciais das corridas.

A Trakus (trakus.com) equipa alguns dos maiores hipódromos do mundo, como: Del Mar, Keeneland, Saratoga, Belmont Park, Gulfstream Park, Deauville (França), Singapore Turf Club (Singapura), Meydan (Dubai), Brisbane (Austrália) e o, até domingo, único da América do Sul, o Club Hípico, no Chile.

Em breve os páreos do Hipódromo da Gávea terão as parciais de tempo no percurso medidas e divulgadas em tempo real durante a transmissão das corridas, como acontece habitualmente nas corridas internacionais.

Para isso, as três pistas – areia, variante e reta grande e grama – serão totalmente mapeadas, as mantas dos animais levarão um transmissor de radiofrequência (RTK), que emitirá o sinal para uma antena GPS, localizada na marquise da tribuna.

O sinal mandará para um satélite que capta a posição dos animais na pista e encaminha direto para os computadores, que disponibilizarão na tela de transmissão a interface gráfica com a posição de cada animal e as devidas parciais de distâncias.

A história de cada um dos páreos será completamente diferente a partir de então, com esses dados dando muito mais subsídios para os apostadores, acrescentando importante e essencial informação nas linhas de retrospecto.

Fonte: GMB