JUE 29 DE FEBRERO DE 2024 - 01:17hs.
Com várias atrações

Festival GP Brasil Pixbet 2023 agita o Hipódromo da Gávea e resgata a importância do turfe no Rio

Neste final de semana, de 16 a 19 de junho, cerca de 30 mil pessoas acompanharam o maior evento do turfe nacional, o Festival Grande Prêmio Brasil, patrocinado pela casa de apostas Pixbet, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. Em sua 91ª edição, o festival, que agora também faz parte do Calendário Oficial do Estado do Rio, resgatou a essência do esporte como tradição no Rio de Janeiro e aproximou ainda mais a população do prado com acesso a toda a programação gratuitamente.

Foram quatro dias recheados de atrações tanto para os turfistas quanto para o público geral que, além de assistir as corridas, acompanhou os shows, homenagens, as atrações gastronômicas com o Gastro Beer Rio e muitas brincadeiras com o Festival O Burburinho.

Na sexta-feira, o evento começou com as tradicionais corridas em pista de areia, com distâncias de 1.100m a 1.900m, e teve um total de 10 páreos. Após as corridas, o público foi presenteado com um show emocionante do sambista Jorge Aragão, que subiu ao palco do ClubHouse e cantou os seus maiores sucessos. Durante a apresentação, o compositor brincou com suas letras, fazendo trocadilhos com palavras relativas ao mundo do turfe e agradeceu ao presidente do Jockey Club Brasileiro, Raul Lima Neto, pela oportunidade de cantar "em casa".

Já no sábado, a programação do Festival Grande Prêmio Brasil Pixbet 2023 iniciou cedo, às 12h, e foi até às 22h com a edição inédita e especial do Gastro Beer Rio, pela primeira vez no Jockey Club Brasileiro. Em parceria com o Festival O Burburinho, eles levaram milhares de famílias para a Gávea.

O evento reuniu mais de 20 cervejarias com 100 rótulos, além de uma diversidade de opções gastronômicas, shows de diferentes estilos e brincadeiras como o Tour e os Jogos Cervejeiros. Para a criançada, o O Burburinho levou atividades recreativas como mágica, bolha de sabão, além de oficinas lúdicas, aulas de dança, brinquedos educativos e diversas marcas de diferentes segmentos do universo infantil. Para os pais, o Espaço Bem-Estar, com massagens, thetahealing e rodas de conversa.

As corridas iniciaram por volta das 13h, com um total de 11 páreos realizados na pista de grama, com distâncias de 1.000m a 2.000m.

O Grande Dia

No domingo, a prova mais prestigiosa do turfe nacional foi a grande atração. Com o cavalo Raptor's, recente ganhador do GP Cruzeiro do Sul – Derby Brasileiro, o jóquei internacionalmente premiado João Moreira, conhecido como o “Magic Man”, venceu (2m24s91) o GP Brasil 2023. Escher, número 9, chegou em segundo lugar, seguido por Olympic Kremlin, o 4. Online, número 16, que também estava cotado como favorito, havia chegado em segundo, mas foi desclassificado. A prova tem distância de 2.400m.

No início deste mês, o GP Brasil foi incluído no Calendário Oficial do Estado do Rio, com o "Dia do Grande Prêmio Brasil de Turfe", a ser comemorado anualmente no último domingo do mês de junho. O projeto é de autoria do deputado Cláudio Caiado e foi sancionado pelo governador Cláudio Castro, que esteve presente no evento.

"Foram 4 dias emocionantes e muito importantes para o turfe nacional e para o Jockey Club Brasileiro. Temos a missão de resgatar a tradição e a história do esporte na cidade e acredito que estamos no caminho certo. Reunimos os maiores nomes, consagramos o maior jóquei da atualidade e trouxemos a população carioca para perto, com shows e atrações variadas. A cara do Rio", afirmou o presidente do Jockey Club Brasileiro, Raul Lima Neto.

O dia do Grande Prêmio Brasil é um espetáculo à parte, com cavalos incríveis, jóqueis consagrados e um público especial. No domingo, quem estava na Tribuna Social, contou com a chapelaria exclusiva do renomado estilista Denis Linhares, que participou do evento pela 16ª vez, proporcionando ainda mais beleza e elegância para os convidados. Nomes como Valeria Valenssa, Fernando Torquatto, o técnico do Botafogo, Luís Castro, entre outros, estiveram presentes.

Quem estava nas arquibancadas e nos gramados das tribunas também pôde acompanhar tudo de pertinho, gratuitamente, com o segundo dia de programação do Gastro Beer Rio e do Festival O Burburinho. Pela primeira vez, o novo mascote do Jockey Club Brasileiro, o Turfinho, passeou pelo público e foi a sensação entre as crianças. A partir de agora, o mascote faz parte da programação do Hipódromo em datas especiais.

Homenagem

Maior ícone do esporte no Brasil e recordista de vitórias do turfe mundial, J.Ricardo, recebeu uma linda homenagem no domingo, ao lado de dois grandes ídolos: Juvenal Machado da Silva, maior ganhador de provas da história do GP Brasil (5 vezes) e Gonçalino Feijó de Almeida, o Goncinha, um dos melhores jóqueis dos anos 70/80, com carreira de sucesso também como treinador nos EUA.

Fechando a programação, na segunda-feira, o Festival GP Brasil Pixbet 2023 teve mais 10 páreos. As corridas aconteceram nas pistas de grama e areia, distâncias de 1.000m a 1.600m. Em todos os dias, mantendo a tradição, o festival ainda contou com menus e roteiros especiais, nos 10 restaurantes distribuídos pelo Hipódromo da Gávea.

Fonte: GMB