LUN 29 DE ABRIL DE 2024 - 12:10hs.
Waldir Marques no Seminário da FPF

“Nossa ideia é baixar o tempo de cadastro de promoções comerciais para ajudar as empresas e clubes”

O Subsecretário de Prêmios e Sorteios da Secretaria Nacional de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia, Waldir Eustaquio Marques Junior, foi o segundo palestrante do Seminário da FPF. Falando sobre Promoções Comerciais, ele destacou que são uma grande oportunidade ainda desconhecida para os clubes, apresentou as leis que regem essa atividade e enfatizou o trabalho da SECAP para melhorar velocidade das inscrições.

Waldir mostrou aos presentes, no auditório nobre da Federação Paulista de Futebol, a apresentação “Promoções Comerciais”. Ele começou explicando que a atividade surgiu como uma estratégia de marketing das empresas para promoverem suas marcas e, assim, chegarem a um maior público, aumentar as vendas e a visibilidade dentro do mercado. Nesse ponto ele usou como exemplo o jogo de fantasy Cartola FC, desenvolvido pela Rede Globo para o Campeonato Brasileiro.

“É importante as empresas fomentarem seus nomes e suas marcas e usarem essa estratégia de marketing para alcançar seus objetivos. Eu estava conversando com uma pessoa da Rede Globo e ela me falou do Cartola, que temos como um case de sucesso de promoção comercial. Nós conseguimos no passado autoriza-lo e, no início, não era tão adequado quanto a gente permitia. Conversamos bastante, ajudamos a moldar o projeto e hoje, todos os anos, as pessoas esperam para brincar e apostar no Cartola”, afirmou.

O subsecretario contou que o trabalho de regulação foi dificultado porque a lei que rege o setor é antiga e de um momento que não havia internet e todos os recursos que são utilizados hoje. Explicou ainda que são permitidas três modalidades de promoções comerciais: sorteios, concursos e operações assemelhadas.

 

 

Ele destacou o trabalho da Secretária para dar velocidade aos que tem interesse em realizar promoções comerciais com as suas marcas. Segundo ele, o processo de autorização no Ministério da Economia já diminuiu muito e a meta é melhorar ainda mais, baixando o tempo do processo de seis para dois dias.

“Nossa ideia é baixar o tempo de cadastro de promoções comerciais no Ministério da Economia para ajudar a gerar receita para os agentes dessas ações. Isso para facilitar que as empresas tenham mais oportunidades com as promoções comerciais e, assim, angariar mais clientes e gerar mais receitas”.

Finalizando a apresentação, Waldir falou sobre o futuro da regulamentação das promoções comerciais afirmando que o Ministério pretende que a atividade tenha apenas uma lei com todas as regras, o que hoje não acontece: “Nós queremos unificar a promoção comercial em uma única lei para que as empresas saibam exatamente o que pode e o que não pode ser feito nessa atividade”.

Ao final da palestra o GMB conversou com o subsecretário, que avaliou sua participação e falou sobre a importância do evento: “Foi uma grande oportunidade para tentar passar para as pessoas o que é Promoção Comercial e Sorteio Filantrópico. Eu tenho percebido que se fala pouco sobre esses assuntos e muitos desconhecem a grande oportunidade que o tema tem, e esse evento foi muito positivo para isso”, encerra.

Fonte: GMB