VIE 26 DE ABRIL DE 2024 - 02:05hs.
Após negativa da Febralot

ALSPI participa da criação da Frente Parlamentar dos Lotéricos para a nova Legislatura

A ALSPI (Associação dos Empresários Lotéricos) anunciou aos seus Associados a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Lotéricos na Câmara dos Deputados e no Senado para a nova legislatura. A Frente Parlamentar Mista será presidida pelo Dep. Weliton Prado (PROS/MG) e terá como maiores pautas a Segurança Jurídica, Equilibrio Econômico-Financeiro das Lotéricas, Futuro do Negócio Lotérico e Infra-estrutura de Sistemas. Lembramos que o anuncio acontece após a FEBRALOT declarar oficialmente que não participará da nova frente.

ALSPI participa da criação da Frente Parlamentar dos Lotéricos para a nova Legislatura

Membros da ALSPI com o Dep. Weliton Prado (PROS/MG)

Membros da ALSPI com o Dep. Weliton Prado (PROS/MG)

A Frente Parlamentar Mista, composta por Deputados e Senadores dos mais variados partidos de todas as regiões do Brasil, tem como objetivo levar adiante medidas em defesa das pautas estratégicas dos lotéricos: Segurança Jurídica, Equilibrio Econômico-Financeiro das Lotéricas, Futuro do Negócio Lotérico e Infra-estrutura de Sistemas. Outra pauta que preocupa – e muito – está relacionada a Segurança Pessoal e Patrimonial, especialmente para localidades que não há disponibilidade de serviços de transporte de valores (Carro-Forte).

Esse projeto começou a ser desenhado em Setembro/18 quando a ALSPI realizou encontro com vários candidatos à eleição parlamentar de Out/2018 – por ela apoiados – que se comprometeram com as pautas acima.

O resultado desse trabalho culminou com a eleição de vários parlamentares, dentre os quais os Senadores Major Olímpio (PSL SP) e Mara Gabrili (PSDB-SP), dos deputados federais Herculano Passos (MDB-SP) e Coronel Tadeu (PSL-SP) e a deputada estadual Carla Morando (PSDB-SP), dentre outros.

Paralelamente a esse evento, dirigentes e Associados da ALSPI em outros Estados também trabalharam em conjunto para eleger candidatos identificados e conhecedores das causas dos lotéricos, afim de fortalecer essa bancada no Congresso, como por exemplo, os Deputados Dep. Weliton Prado (PROS/MG), Rubens Bueno (PPS/PR), Dep. Carlos Jordy (PSL/RJ), Dep. Júlio César (PRB/DF), Fábio Henrique (PDT/SE), Sen. Luiz Carlos Heinze (PP/RS), Sen.Telmario Mota (PROS/RR), dentre outros.

O passo seguinte para a idealização e construção da Frente Parlamentar (FP) foi dado no mês de Janeiro/19 em reunião com o Dep. Herculano Passos, onde foram traçadas ações para a constituição formal da FP (Estatuto, composição da Mesa Diretora, etc.) que contou com a ajuda e trabalho de sua assessoria na Câmara.

Subsequentemente, entre os dias 19 e 20/Fev/19, a Diretoria da ALSPI apoiada por dirigentes estaduais da Associação, estiveram em Brasília em visita aos Deputados e Senadores para firmar a criação da FP, definir os detalhes finais para sua formação (composição da Mesa Diretora, documentação e coleta de assinatura, etc.) e formalizar o convite aos membros da Mesa Diretora.

Finalmente, no dia 12/03/19, foi oficializada a criação formal da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Lotéricos, composta por membros do Senado e da Câmara dos Deputados, tendo a Mesa Diretora a seguinte composição:

Presidente: Dep. Weliton Prado (PROS/MG)
Vice-Presidente: Dep. Rubens Bueno (PPS/PR)
Vice-Presidente: Dep. Coronel Tadeu (PSL/SP)
Secretário-Geral:Dep. Fábio Henrique (PDT/SE)
Secretário-Adj.:Sen. Telmário Mota (PROS/RR)
Secretário-Adj.: Dep. Carlos Jordy (PSL/RJ)
Secretário-Adj.:Dep. Julio César (PRB/DF)

Em breve, a ALSPI irá anunciar o evento de lançamento da Frente Parlamentar em Brasília, ocasião em que espera contar com presença significativa dos empresários lotéricos de todo o Brasil para demonstração de nossa força e apoio em defesa dos interesses da classe lotérica.

Vale lembrar que dias antes do anuncio da ALSPI, em comunicado exclusivo ao GMB a FEBRALOT declarou que não iria participar das ações da nova Frente Parlamentar que estava sendo criada pelo Weliton Prado (PROS/MG). Segundo a  Febralot, a entidade não foi procurada pela equipe do parlamentar para conversas sobre os objetivos da Frente e que iria continuar seu trabalho independente com os parlamentares.

Apesar da posição da FEBRALOT, a ALSPI ressaltou em sua nota de criação da nova frente parlamentar o pedido de união da rede lotérica.    

“A ALSPI desde já agradece aos seus Associados de todo o Brasil pelo empenho e dedicação na construção desse projeto e pela confiança depositada em nossa tarefa de representá-los na luta por justiça e reconhecimento do trabalho desempenhado pela Rede Lotérica. Acreditamos que a união de todos os lotéricos em torno desse projeto e da ALSPI possa fortalecer cada vez mais a causa dos lotéricos e que possamos, juntos, construir um futuro digno, seguro e próspero para os empresários lotéricos, seus negócios e suas famílias”, conclui a entidade.

Fonte: GMB/ ALSPI