SÁB 4 DE MAYO DE 2024 - 02:12hs.
Reino Unido e a Rússia estão na segunda posição

Poker online: Brasil é o país com maior número de representantes no top 100 mundial

O que era impensável para muitas pessoas há alguns anos se tornou realidade: o Brasil é uma das principais potências de poker online do mundo. Essa afirmação pode ser colocada à prova no ranking mundial da modalidade no site PocketFives (conteúdo em língua inglesa), um dos principais canais de informação de poker online no mundo.

Poker online: Brasil é o país com maior número de representantes no top 100 mundial

Bruno Botteon (foto) é o número 1 do Brasil (Photo by PokerNews)

Poker online: Brasil é o país com maior número de representantes no top 100 mundial

(Photo by PokerNews)

(Photo by PokerNews)

 

No top 100 mundial do PocketFives, o Brasil é, de longe, o país com maior número de representantes no ranking. Nosso país conta com 20 representantes entre os 100 melhores do mundo e é o país com mais representantes – o Reino Unido e a Rússia estão empatados na segunda posição com 11 cada.

2019 foi marcante para o poker online brasileiro

No ano passado, o Brasil brilhou no SCOOP (Campeonato da Primavera de Poker Online), um dos torneios mais importantes do circuito mundial. Com 36 conquistas, o melhor desempenho brasileiro na história da série, o país terminou o SCOOP 2019 no lugar mais alto do pódio, deixando para trás grandes potências da modalidade no número de vitórias, como Reino Unido (19), Rússia (19), Canadá (16) e Alemanha (14).

Outro dado que contribuiu para o sucesso do Brasil na temporada passada foram os números de tríplices coroas conquistadas, um dos pontos mais altos na carreira de qualquer jogador de poker online. Ao todo, em 2019, 25 tríplices coroas foram distribuídas e os brasileiros conquistaram 16 — feito que poucos países conseguiram em um único ano na história da modalidade.

Além disso, a temporada de 2019 também foi marcante para o paulista Danilo Demétrio. O competidor venceu o maior prêmio brasileiro no WCOOP (Campeonato Mundial de Poker Online) ao garantir a segunda colocação no Evento Principal da competição. Seu histórico desempenho lhe rendeu uma premiação milionária de US$ 1.187.553,01, maior resultado do país na modalidade.

“Não quero ser hipócrita de dizer que um grande resultado assim não faz diferença, faz pra caramba, mudou a minha vida, mas não vai mudar a maneira que eu vou continuar fazendo, eu vou ser jogador de poker porque eu gosto de jogar e estudar”, destacou Danilo após o grande resultado, em entrevista para o site especializado SuperPoker.

Hoje, Danilo ocupa a décima colocação do ranking nacional de poker online e está entre os 70 melhores do mundo. Um dos melhores resultados do paulista este ano veio em abril, no Evento 34 da Turbo Series, quando ele ficou à frente de 2.080 competidores e garantiu o vice-campeonato do torneio.

Outro destaque da temporada passada foi o catarinense Geraldo César, que terminou 2019 como líder do ranking latino-americano de poker online e entre os 14 melhores do mundo na classificação global do PocketFives.

Os principais destaques do poker online em 2020

Como o Brasil conta com 20 jogadores na elite do poker online mundial, precisaríamos de algumas horas para dar o merecido destaque a cada um deles, pois o nível de regularidade de muitos impressiona por terem tamanha consistência em um circuito tão acirrado.

Sendo assim, entre os principais jogadores, vale mencionar o trio de ferro nacional da modalidade, que é composto pelos seguintes competidores: Bruno Botteon, Pedro Vinícius Garagnani e Pedro Padilha.

Líder do ranking online brasileiro após cinco meses de disputa em 2020, o capixaba Botteon é uma das principais surpresas da atual temporada. No início do ano, as performances de Botteon foram tão boas que ele chegou a ser o quarto melhor competidor do mundo — hoje ele é o décimo no nível global.

Na segunda colocação do ranking brasileiro de poker online aparece o paranaense Garagnani, um dos competidores mais consistentes da América Latina. Assim como Botteon, o paranaense chegou a ocupar o posto de quarto melhor do mundo nos primeiros meses do ano e está no auge da carreira.

Para completar o pódio, aparece o paulista Padilha, que tem como melhor resultado na carreira um título no Campeonato Mundial Poker Online 2019. Com currículo muito vitorioso na modalidade e vasta experiência em competições de grande porte, não por acaso o paulista é um dos poucos jogadores brasileiros que já ultrapassaram a marca de seis milhões de dólares conquistados em premiações nos feltros online.